A CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA 4.0: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 325


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adrian Figueredo Da Silva , Graciete Oliveira Da Silva , Ana Paula Silva Dos Santos

ABSTRACT
A quarta revolução industrial é caracterizado pela Indústria 4.0, período de grande desenvolvimento tecnológico e alta difusão da informação. Estas mudanças são encontradas em todas as áreas, inclusive na Ciências Contábeis. Neste cenário, a presente pesquisa objetiva apresentar os estudos da indústria 4.0 relacionados a contabilidade. Para o alcance dos resultados o artigo utilizou como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e revisão sistemática. Por meio da base Scopus, foram evidenciados 69 artigos científicos. Os estudos foram pesquisados nos mais diversos países, destacando os Estados Unidos com o maior número de publicações. Porém é válido ressaltar que os estudos mais relevantes foram desenvolvidos na França, Canadá e Iran. A pesquisa demonstrou não haver um autor ou instituição de grande impacto no que diz respeito ao número de publicações. O tema inicialmente abordado em 2011, apresentou o seu primeiro estudo em 2016, com crescimento até 2019. É válido ressaltar que os estudos abordam a relação da indústria 4.0 com a gestão e não necessariamente a contabilidade. Neste contexto evidenciou-se apenas dois estudos com foco na Ciências Contábeis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Carolina Lang Meldola 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem desenvolvido, temática atual e abrangente

Foto do Usuário Ivete Aparecida Patias 09-02-2021 09:50:35

Tema pertinente, artigo bem desenvolvido. Pergunta para próximo trabalho: como realizar artigo abrangendo especificamente a contabilidade, pois o atual abrange o tema indústria 4.0 e a gestão?

Foto do Usuário Jobson Ribeiro Cabral 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante importante para o futuro da contabilidade. Abordar suas relevâncias. Em suma, o contador deixa de lado essas atividades manuais e utilização de documentos impressos para adotar os meios digitais, garantindo mais velocidade e precisão às atividades, ou seja, se adaptando aos produtos e serviços da contabilidade 4.0.

Foto do Usuário Raissa De Moraes Pereira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com boa estrutura, com tema relevante e atual, metodologia adequada porém sugiro direcionar o assunto para a contabilidade trazendo maior relevância do estudo do tema para a classe.

Trabalho com temática bastante atual e relevante. Como sugestão para trabalhos futuros, pode-se tentar identificar quais os principais problemas encontrados nos currículos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil em relação preparação dos discentes para essa nova realidade.

Foto do Usuário Natália Cristina Lourenço Braga 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, bem desenvolvido, artigo muito pertinente aos dias atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.