Voz no ambiente de trabalho: uma revisão da literatura em língua inglesa (2008-2017)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Junior De Moura-Paula

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa foi revisar a literatura internacional em língua inglesa sobre voz no ambiente de trabalho no período de 2008 a 2017. O interesse por pesquisar esse tema tem sido constante na literatura estrangeira sobre gestão. Entretanto, a produção em língua portuguesa sobre o tema ainda é incipiente. Foram analisados 28 artigos que indicam um predomínio de pesquisas com abordagem quantitativa, valendo-se de questionários como a principal forma de coleta de dados e com a perspectiva de voz oriunda do Comportamento Organizacional guiando a maioria das pesquisas. Por fim, são discutidas as limitações deste artigo e feitas sugestões para pesquisas futuras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Niria Costa Assis Dias 09-02-2021 09:50:35

Como toda pesquisa de revisão de literatura foi possível evidenciar as tendências de pesquisa e os diferentes significados atribuídos ''a voz'' no ambiente de trabalho. A partir da pesquisa de estudos em língua inglesa a amostra de análise foi ampliada. Alem disso, os resultados podem direcionar os pesquisadores brasileiros que possuem interesse em pesquisar esse assunto.

Foto do Usuário Jailson Santana Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O artigo alcança o objetivo proposto e apresenta uma temática pouco explorada no Brasil dentro do contexto de gestão de pessoas. Muito bom mesmo. Como sugestão, ainda que o autor apresente com outras palavras, seria de que estudos futuros englobassem todas as publicações de periódicos (excluindo o critério de alto impacto).

Foto do Usuário Nathália De Melo Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo ao autor que apresenta trabalho bem estruturado, que traz contribuições significativas para a área de estudo a que se propõe. O método utilizado está condizente com o objetivo e auxilia no alcance dos resultados almejados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.