RECORTES TEÓRICO-EMPÍRICOS APLICADOS AOS MODELOS DE DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 297


Certificado de publicação:
Certificado de João Victor Sales Da Nóbrega

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Victor Sales Da Nóbrega , Cássia Pereira Dos Santos , Charles Ulises De Montreuil Carmona , João Pinto Cabral Neto

ABSTRACT
A Gestão da Inovação possui um papel estratégico no mundo empresarial, sendo muito difundidos em diversas empresas. Porém, muitas organizações possuem dificuldades no que diz respeito a realização do seu diagnóstico da Inovação. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo a realização de recortes teórico-empíricos aplicados aos trabalhos que abordam os modelos nacionais de diagnóstico de inovação realizados nos últimos 5 anos, além de identificar entre eles qual seria a melhor oportunidade para estudos futuros. Constatou-se que a ausência de trabalhos de três modelos de diagnósticos existentes, bem como a não aplicação dos modelos no setor automotivo neste período. Já referente aos modelos identificados, após análise qualitativa, percebeu-se que o Octógono da Inovação apareceu para os autores como mais aderente de utilidade as empresas, pela sua robustez e facilidade de aplicação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roberto Ricardo Sollberger Jeolas 09-02-2021 09:50:35

Existem referencias bibliográficas e teóricas mais atualizadas na literatura acadêmica (estado da arte).Por qual motivo não foi referenciado a edição do Manual de Oslo 2018? O mesmo para gestão de inovação em serviços? A literatura atual com viés tecnológico. A metodologia não se desenhou de modo misto (quanti/quali) resultados qualitativo descritivo. Unidade de análise não esta claro na metodologia, automotivo apenas? As palavras-chave poderiam ser mais especifica direcionando mais acertos; indicadores, instrumento, avaliação entre outras.

Foto do Usuário Francisco José Lampkowski 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e objetiva interesses no contexto da gestão da inovação. No entanto, o título foge do escopo colocado. Na realidade procurou mostrar os modelos encontrados, todavia, sem compará-los ou atestar o seu uso pelas organizações. O levantamento do nº de artigos escritos é uma base de dados para se mostrar o quão carente encontra-se a discussão sobre essa temática no Brasil. Pergunta aos autores. Qual a dimensão e importância que considera para essa linha de pesquisa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.