LOGÍSTICA REVERSA: a ótica dos moradores de um bairro acerca do descarte de materiais realizado pelas fábricas da região

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 268


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Djang Silva Dos Santos , Danielle Fernandes Rodrigues

ABSTRACT
A proposta deste artigo refere-se à verificação da importância da aplicação da logística reversa por empresas de um bairro localizado no município de Cabedelo na Paraíba, na visão dos moradores que residem próximo às empresas. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, pois se fez necessária a verificação da opinião dos entrevistados, como forma de gerar informações e discussões acerca da temática e do seu impacto para o bairro, foco de estudo. Conforme apontam alguns teóricos da área, os bens de pós-venda e de pós-consumo podem ser reciclados ou reutilizados quando as empresas fazem uso adequado e consciente da logística reversa. Portanto, para uma boa administração da empresa, é preciso conscientizar de que o fator socioambiental e a sustentabilidade como um todo são fundamentais para tornar a empresa ecologicamente correta, passando a ser uma empresa diferenciada, além de contribuir para uma vida melhor para os moradores que vivem no entorno das mesmas. Sendo assim, através de uma boa administração dos materiais descartados, é possível ser realizada sua correta destinação, além de envolver a conscientização e colaboração de todos. Os resultados apresentam respostas para os problemas vistos na pesquisa, assim como, sugestões e soluções dadas pelos entrevistados. Através da análise dos dados, conclui-se que o estudo da logística reversa tem a importância de apresentar soluções para o desenvolvimento socioambiental, para fins de conhecimentos e iniciativas para ajudar na sustentabilidade e no desenvolvimento do meio ambiente e preocupação com as futuras gerações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gilson Scholl Pires 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante para a temática da logística reversa. Contudo é necessário rever o uso de autores no referencial teórico. É preciso o uso de journals internacionais indexados, pois dá maior peso ao trabalho, sem falar que traz informações que está sendo discutida no presente momento. Desta forma, é preciso rever os anos das publicações, estão antigas, pois há vários autores usados que possuem mais de 5 anos de publicação. Há muitas citações diretas, seria interessante a troca e utilizar as citações indiretas. Na metodologia não há explicação sobre como foi realizado a análise dos dados, que tipo de instrumento foi utilizado para a confirmação da normalidade e testes para verificar a confiabilidade das respostas e que tipo de instrumento foi usado para tratar os dados. Em relação aos resultados há apenas a apresentação dos dados. Não há nenhum discussão com a literatura ou reflexões do autor nestes resultados.

Foto do Usuário Antônio Da Rosa Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O tema é extremamente atual e condiz com a preocupação global. Assim sendo, dentro das avaliações apresentadas, sugiro que no envolvimento geral, estejam inseridos, além de moradores, um trabalho envolvendo ainda as escolas, e famílias como um todo, para uma conscientização ainda maior da necessidade de se ter e alcançar ainda mais os resultados da logística reversa.

O presente artigo aborda um tema muito importante,que poderia ser melhor aproveitado pela comunidade nele descrita.

Foto do Usuário Fernando Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante e de envolvimento com a comunidade local e regional. Agrega valor para a logística reversa e para a sustentabilidade. Parabéns! Gostei muito.

Foto do Usuário Danielle Fernandes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Trabalho pertinente e bem escrito. Sugiro publicação.

Foto do Usuário Maria Ivete Da Silva Neta 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante e que nos faz refletir sobre a importância da responsabilidade socioambiental. Fundamentação teórica e Método pertinentes. Parabéns! Como sugestão tenho a de que seja publicado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.