ATMOSFERA EMPREENDEDORA FEMININA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: a indústria de confecções no Agreste de Pernambuco entre avanços e fragilidades

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 285


Certificado de publicação:
Certificado de Adriana Maria De Oliveira
Certificado de Adelmo Teotônio da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adelmo Teotônio Da Silva , Adriana Maria De Oliveira

ABSTRACT
Fruto de um conjunto de abordagens econômicas, sistêmicas sobre o território do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, este estudo estabelece uma conexão com o potencial criativo e empreendedor de mulheres, que permeia o seu ambiente de riqueza histórica e cultural. Por sua amplitude de enfrentamento das intempéries do mercado de trabalho do ramo de vestuário, a pesquisa pretende ampliar a discussão sobre estratégias para políticas públicas favoráveis à valorização das mulheres nesse espaço. Da perspicácia para o atual progresso do município de Santa Cruz do Capibaribe, sinônimo de oportunidades, são recorrentes os gargalos que fragilizam a população feminina, composta em sua maioria por costureiras. Por trazer novas reflexões sobre o empreendedorismo feminino e enfatizar as condições de trabalho na “Indústria da Sulanca”, favorece um novo olhar para as questões de igualdade de gênero, de cidadania no mundo dos negócios e nas relações humanas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Louise De Lira Roedel Botelho 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para a discussão sobre gênero e mulheres no mercado de trabalho. Pergunta-se aos autores se os mesmos desenvolvem outras pesquisas sobre a temática feminina em outros setores econômicos.

Foto do Usuário José Antonio Marini 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda um tema muito atual e foi bem alinhavado com várias citações literárias que fundamentam a exposição. É uma contribuição significativa na luta feminina pela ampliação de seu espaço no mundo do trabalho, pela valorização, preservação dos direitos fundamentais da mulher no âmbito profissional e sua relevância e participação cada mais atuante no mercado de trabalho atual.

Foto do Usuário Lucas Silva De Amorim 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado, o tema é de grande relevância para a comunidade científica e empreendedores locais. Entre os assuntos elaborados no artigo, destaca-se o abismo entre a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Parabéns aos responsáveis pela pesquisa.

A temática do texto é interessante e o texto flui bem, no entanto o resumo poderia ter sido escrito de outra forma, pontuando principais autores utilizados na pesquisa, assim como a metodologia utilizada na pesquisa. O objetivo do artigo é apresentado de forma clara na introdução do artigo. Outros pontos de melhoria são a correção de uma falta de paginação na primeira citação longa (BOM ÂNGELO, 2003), sendo que a bibliografia abrange o tema, porém não traz muitos autores atuais. A metodologia utilizada condiz com o tema. Os resultados, não são apresentados de forma clara, e também não são retomados na conclusão, que poderia ser reescrita de forma mais clara.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.