ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Angélica Carina De Andrade Farias Lima , Maysa Fernanda Costa Guimarães , Amanda Raquel De França Filgueiras D´amorim , Uthania De Mello França

ABSTRACT
Os líderes são de fundamental importância dentro de qualquer organização. No caso das instituições educacionais, os líderes são vistos como exemplos a ser seguidos, pessoas que buscam ajudar o próximo, que dividem um espaço dedicado a formação de indivíduos e cidadãos. Assim, este trabalho teve como principal objetivo identificar o estilo de liderança predominante em uma instituição educacional, baseando-se em três estilos de liderança: o Transformacional, o Transacional e o Não Transacional. A pesquisa foi feita através do método quantitativo e descritivo. O Instrumento para coleta de dados foi o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) de Bass e Avolie (1995). Para realização da pesquisa, foi utilizada amostragem por acessibilidade, nos setores administrativos, tais quais: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Processos, Planejamento e Projeto, Compras e Financeiro. A presente pesquisa nos mostrou que não existe uma concordância efetiva por parte dos líderes e dos liderados, nos atributos pesquisados, porém, pode-se afirmar que em ambas as visões o estilo de liderança predominante é o Transacional. Analisando todo o trabalho, foi raro encontrar assertivas no qual o liderado concorde efetivamente com seus líderes, dessa forma é recomendável que a instituição analise se os papeis dos colaboradores estão de acordo com o que eles afirmam, melhorando assim o ambiente de trabalho e produção, investir mais nos seus relacionamentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Sugiro revista.

Foto do Usuário Manuelle Cristine Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Sugiro revista.

Foto do Usuário Eclislainy Barbosa Rodriguealves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Sugiro revista.

Foto do Usuário Luciene Laranjeira Diniz 09-02-2021 09:50:35

Trabalho dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Sugiro revista.

as normas e bem escrito com resultados claros. Sugiro revista.

Foto do Usuário Edilene Dias Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante, com objetivos e resultados claros, sugiro também revista.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.