BARATO E FIADO: Uma análise das funções do slogan do Armazém Paraíba

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 253


Certificado de participação:
Certificado de MARIA DA PENHA MARQUES DA SILVA
Certificado de Derivan Galdino França

Certificado de publicação:
Certificado de MARIA DA PENHA MARQUES DA SILVA
Certificado de Derivan Galdino França

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joanderson De Albuquerque Cordeiro , Derivan Galdino França , Maria Da Penha Marques Da Silva , Tatiane Olimpio Felix Da Silva , Arielle Pinto Silva

ABSTRACT
O slogan se tornou uma ferramenta estratégica para as organizações atraírem clientes e despertarem o interesse na marca. O presente trabalho tem como objetivo analisar as funções do slogan do Armazém Paraíba (Barato e fiado só no Armazém Paraíba) na opinião dos consumidores. Partindo desse pressuposto, este estudo utilizou de uma metodologia de investigação descritiva com abordagem quantitativa básica, onde foi realizado uma pesquisa do tipo survey. O instrumento de coleta (questionário) era composto por três partes: questões sociodemográficas, gerais acerca do slogan e específicas das variáveis identificadas na literatura (identificação com a marca, fixação da marca, emoção, confiança e intenção de compra). Os resultados sinalizaram que a variável identificação com a marca teve nível de concordância baixa em relação a identificação com o slogan, o que pode ser justificado quando quantidade similar respondeu não ter o hábito de comprar fiado. Já a variável fixação da marca apresentou que a maioria concordou em nível elevado que lembra do slogan, corroborando os achados sobre a frase “comprar barato e fiado”, onde um percentual significativo de respondestes a associou a alguma empresa ou mencionou o Armazém Paraíba. A variável emoção resultou em uma concordância baixa, no que concerne a função por saudosismo, na qual os questionados afirmaram não recordar da infância ou de antigamente, a partir do slogan, isso pode ter relação com o fato de a maioria dos indivíduos da pesquisa serem jovens e não ter vivenciado a fase de comprar fiado. Sobre a variável confiança foi aferido dados importantes de concordância alta relativo à confiança no preço e na acessibilidade pregada no slogan, reafirmando o resultado de que parte substancial disseram que os produtos são baratos e fiado. E na variável intenção de compra foi visto que a parte maior concordou em nível baixo que se sente atraído a comprar na loja por conta de slogan, esse dado reforça o resultado de que mais da metade não se sentiu influenciado pelo slogan na decisão de compra.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Tavares Pessoa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, apresentando alguns autores e com um objetivo claro.

Foto do Usuário Alline Cristine Pires Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Gostei bastante e já era um assunto que ouvi muito falar, se tirou bem famoso esse slogan, trouxa bastante autores!! M A pesquisa retrata bem o resultado de alcance dessa pesquisa ! Achei ótimo.

Ótimo artigo e bem escrito com uma linguagem de fácil compreensão. O armazém Paraíba se situa em uma cidade grande ou pequena? Talvez isso tenha alguma influência e poderia ter sido citado no texto (como ter uma parte no texto falando sobre o estabelecimento) já que em cidades menores as pessoas ainda costumam comprar fiado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.