artigos
Convibra Conference - INCENTIVOS, MOTIVAÇÕES E DESEMPENHO: ELOS ESSENCIAIS NO EFETIVO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE UM SERVIDOR PÚBLICO. UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
INCENTIVOS, MOTIVAÇÕES E DESEMPENHO: ELOS ESSENCIAIS NO EFETIVO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE UM SERVIDOR PÚBLICO. UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 28


Certificado de publicação:
Certificado de wilma Pedroza de Rezende

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wilma Pedroza De Rezende

ABSTRACT
A administração pública passa por um momento de redefinição de estruturas. A velha estrutura burocrática marcada por ambientes extremamente técnicos, burocráticos e racionais não encontra espaço no novo modelo de organizações. O capital humano é elemento crucial para o crescimento econômico de países e regiões, ao impulsionar a produtividade do trabalho, elemento básico em qualquer atividade produtiva. É relevante a ideia de investir em capital humano, parte do princípio que uma força de trabalho instruída, com qualidade de vida, com acesso aos serviços sociais básicos e plena cidadania será mais produtiva e eficaz nas suas atividades. A teoria do capital humano complementa a ideia da divisão social do trabalho como instrumento de qualificação e especialização do trabalhador no processo produtivo. Este estudo avaliou a eficácia do atual sistema de incentivos para técnico-administrativos de universidades públicas federais. A eficácia é elemento essencial na consecução de atividades profissionais de servidores públicos. Assim, se o sistema de incentivos existente, por outro lado, for ineficaz haverá desmotivação para o seu desempenho potencial no local de trabalho. 
Palavras-chave: Teoria do Capital humano. Incentivo. Motivação. Desempenho. AdministraçãoPública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho excelente e com um tema muito importante,no qual apresenta a Teoria do Capital Humano e o que as Instituições estão fazendo para incentivar e motivar os seus trabalhadores. O resumo oferece uma leitura interessante e envolvente. Sugiro aprofundar mais nos incentivos e gostaria de saber o que realmente motiva um servidor público a se manter em seu emprego, será que é apenas pela estabilidade?

Foto do Usuário Fernanda Rodrigues De Siqueira 09-02-2021 12:50:35

Seria interessante dividir o resumo expandido em tópicos (introdução, referencial, metodologia, resultados, conclusão e referencias) para que viabilizasse a compreensão mais detalhada de cada um desses itens. Sugiro também maiores detalhes quanto aos resultados obtidos.

Foto do Usuário Pedro Jose Zualo 09-02-2021 12:50:35

O fenómeno de “incentivos, motivação e desempenho” em estudo é actual e relevante, no contexto das organizações. Acredito que as teorias de motivação humana (teoria de hierarquia de necessidades de Maslow, teoria dos dois factores de Herzberg e a teoria de expetativa de Vroom) podem ajudar o pesquisador a compreender melhor a temática e fazer uma corelação dos incentivos, motivação e desempenho, na vida laboral. Qual o problema dos incentivos, motivação e desempenho na Universidade estudada? O que está a acontecer? Qual é a perceção dos servidores da unidade em estudo acerca do que os motiva ou desmotiva? Será que os incentivos são fatores de motivação ou de satisfação? Qual a relação entre motivação e satisfação no trabalho? Pedro Jose Zualo

Foto do Usuário Shirlene Lima Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

O trabalho destaca a relevância de investir em capital humano para a motivação e satisfação do servidor público, possui linguagem clara e concisa. O objetivo do artigo foi apresentado de maneira precisa, bem como as justificativas para a realização da pesquisa. Excelente contribuição para os gestores das Universidades Federais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.