DE 1808 À 2008: DUZENTOS ANOS DE POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 254


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fagner Cordeiro Dantas

ABSTRACT
O presente artigo busca historiciar a evolução da política industrial brasileira. A abordagem dá especial destaque ao aspecto institucional dessa evolução, ou seja, através de que documentos, atos e organismos institucionais essa política industrial foi se manifestando. Nesse sentido, quatro categorias se apresentam como uma tentativa de definir os diferentes estágios de maturidade institucional por que passou a política examinada: medidas pró-indústrias, políticas pró-indústrias, política industrial natimorta e política industrial revigorada. Ao final, busca-se sintetizar os principais achados e avaliar as perspectivas do futuro da política industrial brasileira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thiago Schirmer Feltrin 09-02-2021 09:50:35

O trabalho no geral está muito bom e claro sobre o que o autor quis pesquisar. Minha sugestão seria acrescentar limitações e sugestões para próximas pesquisas. Por mais que seja um assunto que abranja um longo tempo, não existiriam novos estudos e novas citações sobre o tema? De repente diminuir as citações diretas longas, fariam com que o artigo fluísse de uma forma melhor. Seriam essas minhas contribuições.

Foto do Usuário Patrícia Pereira Peralta 09-02-2021 09:50:35

Diante das tratativas sobre o tema e da importância do mesmo, considero o mesmo sempre relevante. Há uma boa revisão de literatura. O artigo tem essa revisão como método, não apresentando outros resultados. Todavia, o tema é tratado com boa consistência.

Foto do Usuário Janaina Paiva Sales 09-02-2021 09:50:35

Bom texto com boas argumentações. Nota-se a ausência de resumo e palavras-chave em língua estrangeira. Na conclusão, percebe-se o ''salto histórico'' dado pelo autor ao analisar os 200 anos, conforme proposto. A questão é como o desenvolvimento da política industrial praticada no Brasil influencia (ou influenciou) a realidade atual no tocante à temática central?

Foto do Usuário Mônica Matos Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante e bem escrito, o texto no apresenta a historicidade da evolução da política industrial brasileira, ao longo de um século, sendo esse um debate importante para pensarmos a política industrial atual e seu futuro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.