ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 255


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Ana Carolina Ribeiro Freitas , Mariana Santos Barbosa

ABSTRACT
Os ativos intangíveis são importantes recursos para as entidades. Ao considerar a relevância dos estudos científicos sobre esse assunto, o presente artigo busca analisar os artigos publicados sobre ativos intangíveis e suas formas de avaliação para um estudo bibliométrico sobre o perfil dos periódicos brasileiros de contabilidade, quanto ao tipo de abordagem do assunto, à quantidade de autores, ao período de publicação, aos autores que mais foram citados, entre outros parâmetros. Para a elaboração, usou-se a metodologia descritiva e quali-quantitativa, além da bibliometria, estabelecendo as características para a identificação das variáveis de cada artigo, reunindo os dados numéricos encontrados e codificando-os para o obter informações subjetivas e objetivas dos objetos analisados. Os resultados mostraram que, dos 32 artigos encontrados, o primeiro foi publicado em 2005 e o último em 2018, com média de autoria de 3 autores por artigo e sendo a maioria do gênero feminino. O autor mais prolífico foi Roberto Carlos Klann e os autores mais citados foram Martins e Iudícibus. Quanto à classificação Capes dos periódicos, observou-se que a maioria encontra-se entre B1 e B5, tendo apenas 5 artigos em periódicos de classificação A2 e nenhum da categoria A1. Assim, a presente pesquisa contribui para a produção científica, atuando como um auxílio para os pesquisadores que buscam saber mais a respeito.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Geraldo Alemandro Leite Filho 09-02-2021 09:50:35

Estudar as leis da Bibliometria Acho que isso é redundante falar ''Assim, a presente pesquisa contribui para a produção científica, atuando como um auxílio para os pesquisadores que buscam saber mais a respeito.'' Reforçar teoria e estudos anteriores para possível publicação

Foto do Usuário Cristiane Krüger 09-02-2021 09:50:35

''ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA'' não vejo necessidade de incluir ''ESTUDO BIBLIOMÉTRICO'', aconselha-se a não incluir no título o método. O objetivo geral precisa ser mais objetivo, está muito extenso e abrangente. Utilize objetivos específicos para tipo de abordagem do assunto, à quantidade de autores, ao período de publicação, aos autores que mais foram citados, entre outros parâmetros''. Além disso, descreva os outros parâmetros. Procure escrever de modo uniforme, com parágrafos entre 5 e 6 linhas. Evite parágrafos de frase única, parágrafos muito curtos e muito extensos. Ao invés do CPC cite às NBC. Acesse o site e consulte a última revisão da norma (https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/normas-completas/). Ajustar o objetivo para que considere as pesquisas nacionais, visto que a bibliometria ocorreu na base Spell/CAPES. Não utilizou Scopus, nem WoS. É preciso mencionar o período contemplado na bibliometria. Na Tabela 7 sugiro incluir uma coluna com o Qualis das revistas, assim é possível ver o qualis de cada uma, o que já contribui para o posterior gráfico. Para posterior publicação sugiro discutir os resultados encontrados. Recomendo incluir as contribuições do estudo.

Foto do Usuário Hermes Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Concordo com comentários anteriores, e acrescento que o estudo não foi bem construído pois não apresenta citações de autores atualizadas, usa referencias bibliográficas com mais de 20 anos de publicação, tem muitas citações não apresentadas nas referências, deixa de citar os próprios autores relevantes que foi destacado nos resultados da pesquisa. Os resultados não são atualizados pois não apresenta o ano de 2019 e 2020. Sobre as normas de contabilidade aplicada as intangíveis, deixa de citar as normas e conceitos da contabilidade pública NBC TSP - 08 - Intangíveis. Atualizar o trabalho realizando com as alterações necessárias, o trabalho se mostra relevante.

Foto do Usuário Cláudio Bezerra Leopoldino 09-02-2021 09:50:35

O artigo identificou autores relevantes e características significativas das obras que versam sobre a questão. A revisão pode ser melhorada, conforme os comentários dos demais revisores, mas a considero satisfatória por abarcar grande quantidade de artigos aceitos por repositórios e indexadores relevantes. Como sugestão, coloco a possibilidade de segmentar as instituições públicas e privadas, conforme sua produção, além de maior utilização das referências bibliográficas na análise de resultados. A tabela 02 poderia ter colunas indicando a quantidade de produções e a instituição de origem. Como pergunta, coloco “Que temas mereceriam maior atenção em relação à questão dos ativos intangíveis?”.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.