Planejamento Estratégico e Tático em uma Instituição Pública Brasileira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 259


Certificado de publicação:
Certificado de Paulo Henrique Ferreira Alves

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jorge Henrique Da Silva Pinto , Paulo Henrique Ferreira Alves

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de metodologia de planejamento estratégico e tático em uma instituição pública brasileira, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa onde, após revisão bibliográfica e breve apresentação de referencial teórico sobre conceitos de gestão e planejamento, discute-se a evolução dos processos de planejamento da PMDF, desde o início da sua implantação até o cenário atual, com sintética descrição dos atuais métodos de planejamento  corporativos nos níveis estratégico e tático, tendo por base a análise de alguns dos seus principais documentos gerenciais (Plano Estratégico, Plano de Riscos e Planos Diretores.  Por fim, conclui-se que a Corporação tem buscado implantar e aprimorar continuamente seus métodos de planejamento, de forma a se adequar aos critérios estabelecidos pela moderna moderna gestão.  
Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Planejamento tático. Plano Estratégico Planos diretores. Polícia Militar do Distrito Federal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gilberto Laske 09-02-2021 09:50:35

O artigo propicia uma leitura tranquila. Quanto ao referencial teórico, entendo necessário um maior aprofundamento nas origens e conceitos do planejamento estratégico, tático e operacional. O título não aponta o planejamento operacional

Foto do Usuário Dalva Maria Righi Dotto 09-02-2021 09:50:35

O tema do estudo é muito relevante, pois o planejamento é uma ferramenta muito importante para a gestão de organizações públicas. O estudo apresentado está bem detalhado, entretanto a introdução e o referencial teórico estão apresentados de forma superficial. Sugiro um aprofundamento nos aspectos mais contemporâneos do planejamento estratégico, incluindo ferramentas como o BSC (Balanced Scorecard) e Indicadores de desempenho, que auxiliam na execução do Plano.

Foto do Usuário Benedito Monjane 09-02-2021 09:50:35

Os autores sugeriram um tema bastante relevante para uma gestão participativa entre os diversos níveis organizacionais, permeando ao Planeamento Estratégico e Táctico. Porém, ligeiros erros ortográficos que não tiram o mérito e qualidade do artigo. Contudo, a interdependência que fazem sobre os 3 tipos planeamento vs análise e desdobramento dos resultados fazem do artigo um diferencial actual para a percepção por parte dos integrantes das organizações ao aprimorar cada vez mais sinergias face ao alcance do seu desiderato imposto pela vicissitude do meio envolvente das organizações. Estão de parabéns os autores. Por: BENEDITO JAIME MONJANE.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.