GANHOS DE PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS: AVALIAR O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) À LUZ DA ANÁLISE ECONÔMICA E DA EXPERIÊNCIA DA UNB

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 243


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Paula da Silva Fontes Lima de Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Da Silva Fontes Lima De Araújo

ABSTRACT
As organizações sofreram mudanças significativas advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais. A implantação de novas tecnologias na Universidades de Brasília gera aumentos significativos de gastos com investimentos, e tem a finalidade de facilitar e agilizar os processos internos em busca de aperfeiçoar a qualidade de serviço prestado à população e melhorar a aplicação dos recursos públicos. Com a implantação do novo sistema na Universidade, o presente estudo teve como objetivo avaliar a implantação do SEI sob a ótica da comunidade acadêmica. Foi utilizada a metodologia do tipo qualitativo em especial o estudo de caso, pois admite a observação de múltiplas perspectivas da realidade social. Ao mesmo tempo foi aplicado um questionário a respeito da usabilidade do SEI. Por fim, a conclusão que o estudo apresenta é que a implantação do SEI na UnB foi de grande avanço e importância no desenvolvimento de suas atividades rotineiras, com a segurança de resultados com mais precisão, transparência, rapidez, eficiência da gestão, e a eficácia na prestação de serviços à sociedade.
Palavras-chave: Economia da Informação. Sistema Eletrônico de Informação - SEI. Tecnologia da Informação. Universidade de Brasília.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Nery-da-silva 09-02-2021 09:50:35

Poderia dar mais ênfase na descrição do método e menos na introdução/referencial teórico. Poderia apresentar mais indicadores de melhoria, para fortalecer a afirmação da utilidade do SEI.

Foto do Usuário Gabriel Nery-da-silva 09-02-2021 09:50:35

Poderia dar mais ênfase na descrição do método e menos na introdução/referencial teórico. Poderia apresentar mais indicadores de melhoria, para fortalecer a afirmação da utilidade do SEI.

Foto do Usuário Ranieri Marinho De Souza 09-02-2021 09:50:35

Acredito ser necessário alinhar o objetivo com o tema proposto, parece um pouco desconectado

Foto do Usuário Evandro De Araújo Jardini 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com tema importante para a administração pública: redução de custos e agilidade nos trâmites dos processos.Possui uma vasta referência bibliográfica, porém, pouco usada no texto.A estrutura do artigo está confusa e não demonstra os resultados da pesquisa, deixando a conclusão bem vaga. Pergunta: Foi fácil assimilação do SEI pelos servidores que estavam acostumados com o outro sistema?

Foto do Usuário Wilma Pedroza De Rezende 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto é relevante na Administração Pública, uma excelente abordagem com uma rica literatura apresentada e usada em todo o trabalho, é uma pesquisa que sugiro como fonte de embasamento para melhoria do Sistema SEI no setor público. A metodologia que foi usada do tipo qualitativo em especial o estudo de caso, foi bem aplicada, pois permitiu a observação de múltiplas perspectivas da realidade social. O estudo respondeu ao objetivo proposto na introdução e permitiu avaliação positiva por parte dos servidores da UnB em relação à mudança de Sistema para atender as demandas rotineiras com segurança, precisão, transparência, rapidez, eficiência da gestão, e a eficácia na prestação de serviços à sociedade. Parabéns, o estudo é um tema atual e todos os leitores terão uma compreensão facilmente da discussão da pesquisa e gostaria de ter visto os resultados da pesquisa detalhado. Na opinião da autora a implantação do SEI na UnB foi como esperado? Wilma Pedroza de Rezende

Foto do Usuário Shirlene Lima Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho em referência apresenta uma temática atual para a Administração Pública. O estudo é claro e conciso e mostrou com os resultados que o sistema SEI veio para melhorar os processos da Universidade, demonstrando ganhos com a redução dos custos e do tempo de tramitação dos processos. Certamente, outras instituições públicas poderão consultar e medir os impactos da adoção do SEI no caso aplicado e implantar em sua instituição.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.