IMPACTO DA RELAÇÃO ENTRE TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO E O TAMANHO DO FUNDO NA PERFORMANCE FUTURA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 264


Certificado de participação:
Certificado de Paulo Moisés Alves da Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Paulo Moisés Alves da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Robert Aldo Iquiapaza , Sabrina Espinele Da Silva , Paulo Moisés Alves Da Silva

ABSTRACT
Existe um grande aumento da participação dos fundos no mercado financeiro brasileiro e, portanto, é interessante entender o comportamento da performance dos fundos em relação a taxas de administração e taxa de performance. Vários autores discutiram esse tema, alguns apresentaram alguma relação entre tamanho do fundo e performance e outros não encontraram essa relação. Esse artigo investiga a relação existente entre fundos de ações brasileiras, excluindo fundos familiares e exclusivos, entre o ano de 2009 e 2017 para tentar entender as relações existentes entre a taxa de administração, a taxa de performance e a performance desses fundos. Encontrou-se um resultado significativo ao utilizar o alfa de quatro fatores como proxy para performance em relação à taxa de administração, à taxa de performance, ao patrimônio líquido e a idade do fundo. Entretanto, ao utilizar o Índice de Sharpe como proxy para a performance, não se encontrou uma relação significativa com as taxas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Ripamonti 09-02-2021 09:50:35

Os autores devem avaliar a possibilidade de apresentar o referencial teórico da pesquisa, bem como as publicações internacionais recentes sobre exatamente o mesmo tema. Também parece-me que o título possa ser melhor explorado de forma a existir completa relação com o texto do manuscrito.

Foto do Usuário José Antonio Marini 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta dados técnicos e fórmulas muito pertinentes ao objetivo proposto pelo autor. Muito bom !!!

Foto do Usuário Sarah Waichert Ramos 09-02-2021 09:50:35

O tema atual e relevante, principalmente com o crescimento do mercado financeiro no último ano. Sugiro que incluam referências mais atualizadas acerca do tema, visto que nos últimos anos o tema está sendo muito explorado, explorem mais análise dos dados. Acham interessante expandir o estudo para outras categorias de fundos? Como possuem características bastante distintas, seria interessante analisar se o resultado se mantém.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.