Eventos Estratégicos em Pequenas e Médias Empresas do Setor Aeronáutico Brasileiro e Canadense

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 232


Certificado de publicação:
Certificado de Marcela Barbosa de Moraes
Certificado de Francisco Kenedy Quinderé Aquino

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcela Barbosa De Moraes , Cleyton Dias De Carvalho , Francisco Kenedy Quinderé Aquino

ABSTRACT
Este artigo tem como objetivo identificar os principais eventos estratégicos das pequenas e médias empresas do setor aeronáutico brasileiro e canadense desde sua criação até o ano de 2012. É importante evidenciar que os entrevistados não abordaram eventos mais recentes por questão de sigilo tecnológico. Para tanto, a pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa com estudos de casos múltiplos, seguindo as recomendações de Eisenhardt (1989). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com os proprietários-dirigentes. A análise dos dados baseou-se em análises intracasos e intercasos que objetivam a comparação dos resultados para encontrar similaridades e diferenças e, assim, obter resultados válidos para os casos selecionados no procedimento de amostragem, que se caracterizou como teórica e intencional. Por fim, conclui-se que por meio dos eventos estratégicos, as empresas analisadas poderão obter vantagem competitiva, pois incorporaram à atividade empreendedora, as parcerias estratégicas e o desenvolvimento da inovação como atividades a serem desenvolvidas em caráter contínuo, identificando os elementos inovadores das cadeias produtivas nas quais as empresas visualizaram um maior potencial de ganho e, por fim, trabalharam em conjunto com os clientes no desenvolvimento e aprimoramento de processos e produtos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Matte 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui uma boa temática e viabiliza o estudo por meio de estudo de caso transnacional. Dessa forma, farei apontamentos com o intuito de que o artigo possa ser submetido para revistas posteriormente, pois há fragilidades no documento e que precisam ser sanadas, ok? Na introdução, os três primeiros parágrafos não possuem autoria. Cuidado, pois trata-se de um artigo científico e opiniões próprias não devem ser colocadas neste capítulo. Portanto, sugiro rever e adicionar as fontes pertinentes. No referencial teórico, as fontes são de até 2011. Estamos em 2020 e novos estudos já abordaram os temas investigados. Portanto, é importante mencionar estudos recentes sobre os temas. Consequentemente, essa fragilidade repercute nas discussões dos resultados, que inexiste no estudo. Em outras palavras, após a apresentação das entrevistas, é importante que os resultados discutam com a literatura, se convergem ou não com o que foi estudado até aqui. E essas discussão não aparecem no documento. Sobre a metodologia e resultados, sugiro fazer algumas modificações. Os casos participantes, isto é, as empresas pesquisadas, devem aparecer no método e não nos resultados. Somente desloque as informações dos resultados para o método. Os detalhes da coleta estão bem descritos, mas seria interessante se adicionassem os dados do instrumento de pesquisa. Quantas perguntas, quais, baseada em que estudo. Essas informações proporcionam maior validade e confiabilidade ao estudo. Espero ter ajudado. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Tomas Mercês De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

A temática é atual. Sugiro que o trabalho seja melhor estruturado e possua um referencial teórico melhor estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.