Laboratório de Gestão: Orgulho de Ser IF

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 247


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatiane Alves De Melo , Gabriela Raquel De Assis Da Silva , Mariana Carolina Barbosa Rêgo , Luiz Fernando Câmara Viana

ABSTRACT
O presente artigo considera o recorte de estudo no âmbito da Educação, a partir dos Institutos Federais, precisamente em um Instituto da região sudeste do Brasil. O trabalho teve por objetivo analisar de que forma os(as) estudantes compreendem as vivências de ensino em um Laboratório de Gestão (LAB). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e o delineamento utilizado foi o estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas entrevistas com cinco discentes e com um docente e observação participante. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo, criando quatro categorias a posteriori: orgulho de ser IF; experiência prática; mercado de trabalho; e desenvolvimento de habilidades e competências. A utilização do LAB como forma de ensino influenciou o sentimento de pertencimento dos estudantes, indo ao encontro dos objetivos dos Institutos Federais. Evidencia-se que o laboratório de gestão é uma metodologia para integração de teoria e prática, dando relevância profissional ao conteúdo ensinado e aprendido em sala de aula e trazendo a experiência prática, que permite que os(as) estudantes lidem com problemas reais.

Palavras-Chave: laboratório de gestão; educação; Instituto Federal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joslene Lacerda Barreto 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é muito pertinente, precisamos utilizar e publicar mais sobre estratégias práticas para o processo do aprender e ensinar. No entanto senti falta de trazer a proposta educacional da pratica, as competências e habilidades citadas são muito genéricas, apesar de importantes. Como laboratório de gestão, quais os objetivos pedagógicos dessa prática? Artigo muito interessante com possibilidade para ser publicado como estudo de caso. sugiro trazer conteúdos teóricos aplicados no laboratório de gestão.

Muito bom o artigo, por se tratar de uma abordagem atual, que o ensino tradicional se alia a prática, em metodologias ativas de aprendizagem. Seria interessante abordar o conceito de Gestão, apesar do trabalho somente olhar as práticas de ensino. Introduzir também conceitos da aprendizagem vivencial seria muito oportuno. Texto muito bom ao propor analisar o Instituto Federal, visto que novos métodos de ensino têm que ser abordados na construção do conhecimento.

Foto do Usuário Fabiana De Agapito Kangerski 09-02-2021 09:50:35

Temática interessante, pois tal experiência instiga os alunos à prática, levando a uma aprendizagem reflexiva. Senti falta de um pouco da história do Lab, quando surgiu, características, número de alunos que atuaram até o momento. Também achei que a discussão trouxe fundamentação teórica que poderia ter sido encaixada na primeira parte. Na análise dos dados seria interessante também relacionar que disciplinas específicas os alunos puderam praticar neste ambiente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.