EMPRESA FAMILIAR: Sucessão Familiar e Profissionalização

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 288


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Isabelle Jarschel , Leonardo Nazatto

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo principal focar na análise de empresas familiares da região de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Sua base segue ao encontro dos problemas enfrentados no momento da troca de gestão das empresas que estão sob o comando de uma ou mais pessoas da família, sendo levadas em consideração duas opções a serem seguidas: sucessão familiar ou a profissionalização. Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com perguntas abertas, de natureza qualitativa exploratória com os sucessores e os sucedidos de sete empresas das mais diversas áreas de atuação, a fim de identificar problemas enfrentados, oportunidades perdidas, e/ou pontos a serem melhorados no processo sucessório. Após análise dos dados, constatou-se que, na maioria das empresas, os problemas enfrentados não são relacionados à troca de gestão da empresa ou conflitos internos, mas sim por problemas familiares, de modo que o sucedido não seja capaz de abandonar o trabalho na empresa.

Palavras-Chave: Sucessão; Profissionalização; Família; Gestão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Katia Gislaine Baptista Gomes 09-02-2021 09:50:35

Os objetivos ao longo do trabalho estão confusos- foram apresentados diferentes objetivos no resumo, na introdução, metodologia e considerações finais. Rever os objetivos estes encontram-se melhor apresentados na metodologia. A análise dos dados encontra-se rasa, sem aprofundamento e uso da base teórica para contextualizar Revisar as conclusões buscando melhor alinhamento aos objetivos

Foto do Usuário Thatiany Soares Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui um tema de grande importância. Apesar do referencial teórico não ser dividido por topicos, a leitura do artigo flui bem.

Foto do Usuário édis Mafra Lapolli 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo tema. Relevante e deve ser explorado por muitas empresas ainda serem familiares. A sucessão é um grande desafio. O artigo trás uma boa reflexão temática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.