RELAÇÃO ENTRE DOCENTE E A SÍNDROME DE BURNOUT NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Pablo Marlon Medeiros Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Brenda Fyamma Fernandes Pimenta , Agostinha Mafalda Barra De Oliveira , Juliana Carvalho De Sousa , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Brena Samara De Paula

ABSTRACT
O objetivo deste estudo consistiu em analisar a relação entre os fatores individuais, sociais, funcionais e organizacionais com a prevalência da SB em professores da rede pública de ensino. Para tanto, a pesquisa, de caráter descritivo e explicativo com abordagem quantitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados dois questionários, o Maslach Burnout Inventory “Educators Survey-Es” (MBI-ED) e o Sócio-Funcional (QSF), adaptado de Carneiro (2010), aplicados com 65 professores efetivos de escolas do Estado do Rio Grande do Norte que ministram aulas no ensino médio. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos envolvendo a correlação de Pearson e Anova com auxílio do SPSS versão 21. Os resultados apontaram que cerca de um quinto dos professores investigados apresentou alta prevalência da síndrome e outros 33% tendência a desenvolvê-la. Houve correlação significa entre um fator pessoal e dois fatores funcionais com uma das dimensões da SB. O estudo traz contribuições relevantes, uma vez que a conscientização organizacional acerca das nuances da síndrome e a adoção de medidas que visem amenizar seus impactos nos indivíduos pode tornar o ambiente de trabalho mais saudável e efetivo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Matheus Machado Laurini 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto pelo artigo é atual e relevante, a metodologia parece ser coerente com o objetivo geral da pesquisa, o referencial teórico traz autores atuais, a leitura flui de forma fácil e clara, conclusão ok.

Foto do Usuário Lucas Ianelli Pacheco 09-02-2021 09:50:35

Artigo com uma proposta muito interessante. Talvez poderia aprofundar mais a analise de dados.

Trabalho aborda uma temática de suma importância para a atualidade. Sugestão: gostaria de sugerir aos autores a inclusão de referências mais atuais, buscando um membro desenvolvimento das discussões acerca da temática. Como questionamento, gostaria de saber na opinião dos autores, se os resultados permaneceriam os mesmos tendo em vista o momento vivenciado por conta do Covid-19?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.