EMPRESAS UNICÓRNIOS NA CHINA: o mito acelerado pela realidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Globalização e Internacionalização de Empresas

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Isabelle Jarschel

ABSTRACT
O termo empresas unicórnios trata de empresas caracterizadas por capital fechado com uma valorização de mais de US$1 bilhão de dólares e que possuem um crescimento acelerado se comparadas as empresas tradicionais. Elas transitam em diversos segmentos e áreas, desde finanças à tecnologia. Um país que tem chamado atenção por seu rápido crescimento de quantidade dessas empresas é a China. Em 2009 havia apenas 2 unicórnios chineses, enquanto que atualmente elas representam 42% do total de unicórnios com 206 empresas. Foram buscados dados no Instituto de Pesquisa de Hurun. Encontrou-se um crescimento rápido de empresas unicórnios, ultrapassando os Estados Unidos (até então em primeiro lugar). Não só o número impressiona, mas o valor acumulado dessas empresas unicórnios chineses. A China pula etapas com um desenvolvimento não linear, aplicando modelos próprios de mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Francisco Américo Cassano 09-02-2021 09:50:35

O estudo científico impõe normas que necessitam ser seguidas (impessoalidade; problemática de pesquisa; metodologia para tratamento e análise dos dados) para ser considerado como tal. A não observância dessas normas transforma o estudo em um relato jornalístico, que não é o objeto deste congresso. Necessária uma revisão do texto para correção de concordância e ortografia.

Foto do Usuário Glaucia Grellmann 09-02-2021 09:50:35

A contextualização do tema está muito bem escrita, trazendo informações que caracterizam o objeto de pesquisa, a origem histórica e contexto do país. Quanto ao abjetivo de pesquisa que foi proposto, o mesmo foi atingido, de acordo com as análises realizadas. Uma sugestão é realizar uma ampliação destas análises, verificando o ambiente que favoreceu para o desenvolvimento das unicórnios tal como o descrito na conclusão: ''Os fatores que mais contribuíram para o crescimento de unicórnios chineses foi: a baixa taxa de juros que absorveram grandes investidores privados em troca de um maior retorno sobre um potencial investimento; os avanços tecnológicos que permitiram essas empresas oferecerem novas propostas de mercados, valor e produtos; e como consequência, os novos modelos de negócios permitiram as empresas operarem em escala global, oportunizando seu crescimento.'' Talvez atentar para estes fatores por meio do uso de outra análise metodológica permita ressaltar características do ambiente que favorece o desenvolvimento de novas unicórnios.

Foto do Usuário Luiz Wagner Miqueletti Junior 09-02-2021 09:50:35

Aprofundar a tecnicidade das informações pertinentes ao principal parceiro comercial do Brasil é mandatório no entanto, a carência acadêmica é o padrão. O texto apresenta dados que contextualizam e justificam a evolução da área mas demanda uma dialética mais adequada à academia. Dentre tais detalhes não se esquece o esclarecimento quanto à repercussão da pandemia ao tema.

Foto do Usuário Janini Da Cunha Borba 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho e abordagem interessante do tema!

Foto do Usuário Leonardo Nazatto 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito. Um tema muito atual, que mesmo com a pandemia não afeta essas multinacionais de forma a elas saírem da lista de empresas unicórnios. Uma sugestão, de estudo futuro, seria analisar como os outros países, principalmente EUA, visualiza essas empresas unicórnios, e os impedimentos que realizam para elas não crescerem. Pergunta: será que outros países terão chance nessa classificação, ou será guinado por muito pelos EUA e a China?

Foto do Usuário Dejair Dutra De Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de maneira clara o assunto, descrevendo o cenário na China de maneira clara, a sua importância reside no intuito de apresentar e difundir este assunto, muito pertinente para estudos sobre Startups.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.