Gerenciamento de Custos Públicos: uma análise do modelo utilizado num campus de universidade pública do interior pernambucano

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 231


Certificado de participação:
Certificado de helder caran ferreira dos santos

Certificado de publicação:
Certificado de helder caran ferreira dos santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Helder Caran Ferreira Dos Santos , Paulo Henrique Meneses Brasil

ABSTRACT
O presente artigo buscou esclarecer se o setor financeiro de uma instituição pública de ensino superior de Caruaru utiliza algum modelo de gerenciamento de custos, analisando em que medida esse modelo se aproxima do que é prescrito pelo PMBOK®. Nessa direção, esta pesquisa procurou caracterizar a gestão de custos de um campus de universidade pública do interior de Pernambuco através de entrevistas. Como resultados, obteve-se que a instituição utiliza um modelo de gerenciamento de custos, mas que não é o mesmo preconizado pelo PMBOK®.
Palavras-chave: projetos, gerenciamento de custos, PMBOK®.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rogério Vieira De Lima 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual. Todo trabalho que visa melhorar os serviços públicos merece destaque.

O artigo abordou um tema muito relevante. Os objetivos e os resultados estão alinhados. O artigo contribui para o tema. Como sugestão para o trabalho, recomendaria um melhor detalhamento do alcance do trabalho. Como pergunta, gostaria de saber quais apontamentos essa pesquisa poderia fazer para a reflexão dos gestores públicos?

Foto do Usuário Gustavo Cesar Pereira De Santana 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de um tema bastante relevante para a administração pública, pois fala sobre o gerenciamento de custos, fator importante no que se refere à eficiência nos gastos públicos. O trabalho mostrou-se coeso ao ser bem estruturado e demonstrar ordenamento entre os objetivos e resultados. Como sugestão, eu acredito que os autores poderiam ter buscado um escopo maior de referências sobre o tema, até mesmo para identificar possíveis limitações. Como perguta, gostaria de saber dos autores, em virtude do locús de estudo ser em uma universidade pública, qual seria o papel da academia no que tange à gestão pública, mais precisamente ao gerenciamento de custos?

Foto do Usuário Ricardo Junior De Lima 09-02-2021 09:50:35

O trabalho versa sobre uma temática interessante, atual e urgente. A busca por recursos que financiem o estado de bem estar social exigido pela sociedade é tarefa contínua na gestão pública. Ela só pode acontecer por dois caminhinhos: aumento de tributos ou racionalização dos já cobrados. Sendo o Brasil um país com carga tributária semelhante a de países desenvolvidos mesmo ainda não alcançando este status, fica evidente que o caminho aceitável é o da melhoria da gestão. Para isso, é preciso se debruçar nas experiências testadas e aprovadas, seja da iniciativa privada ou pública. Como o estudo aponta, dada a diferença de natureza, adaptações serão necessariamente prováveis, o que não deve impedir que se suscite este debate. O caminho é o da experimentação.

Foto do Usuário Bruno Penin Dos Passos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho levanta um ponto importante sobre gerenciamento de recursos públicos numa universidade. Esse debate é muito importante, ainda mais no contexto em que o mundo se encontra, cujo o bom gerenciamento de recursos é fundamental para sair bem numa crise. Os autores conseguiram apresentaram com clareza e objetividade o assunto proposto no artigo.

Foto do Usuário Isabel Teófilo 09-02-2021 09:50:35

O tema contribui com subsídios importantes para debate, junto aos gestores de recursos públicos, um vez que a relação eficiência e efetividade desses recursos é mais cobrado. Está muito bem estruturado, coerente com a temática proposta e sua metodologia coesa com os objetivos do artigo. Isso posto, como os autores enxergam a responsabilidade do órgão frente aos dados apresentados?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.