ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE INOVAÇÕES EM SMART CITY NO CONTEXTO LOGÍSTICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Glauber Ruan Barbosa Pereira , Sheila Trícia Guedes Pastana , Antônio Jorge Fernandes , Luciana Gondim De Almeida Guimarães

ABSTRACT
Este estudo tem como propósito mapear na literatura científica internacional trabalhos relacionados as inovações em smart city no contexto logístico. A fim de ampliar a busca por trabalhos científicos, foi feita uma análise bibliométrica nas produções científicas nas bases de dados Web of Science? e Scopus? com o apoio dos softwares para tratamento de dados bibliométrico Histcite? e VOSviewer?. Após uma ampla discussão, os resultados da pesquisa mostram o crescimento do número de trabalhos científicos sobre o tema smart city em diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem vem se consolidando em áreas orientadas por tecnologia e inovação. A pesquisa contribuiu com a discussão sobre a necessidade em entender o processo de transformação das cidades tradicionais para as chamadas cidades inteligentes, baseados em tecnologias e inovação e seus desdobramentos para as atividades logísticas. Como limitações destaca-se a necessidade em ampliar o método de pesquisa, associando a um tipo de pesquisa qualitativa. Para trabalhos futuros, foi identificado uma janela de oportunidade para pesquisas orientadas em entender o efeito financeiro do uso das inovações em cidades inteligentes no contexto logístico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nadine Victor Batista 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante que traz um resgate bibliográfico importante sobre a aplicação da logística no conceito das cidades inteligentes, apontando lacunas na literatura e abrindo possibilidade para futuros estudos, por meio da ampla pesquisa bibliométrica sobre o tema.

Foto do Usuário Wallas Pereira Caetano 09-02-2021 09:50:35

Muito bom artigo, trabalho bibliográfico muito bom,

Trabalho bem elaborado e com pesquisa bibliográfica muito boa.

O artigo faz um resgate bibliográfico importante sobre a aplicação da logística no conceito das cidades inteligentes, utilizando-se de um ótimo referencial teórico.

Foto do Usuário Sheila Trícia Guedes Pastana 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante, atual, as ideias foram bem articuladas e os objetivos propostos foram atendidos.

Artigo relevante. Revisão de literatura pertinente. Método muito bem desenvolvido. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.