OS PROCESSOS DE TRIBUTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 304


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabio Rodrigues De Oliveira , Luis Borges Gouveia

ABSTRACT
Os desafios apresentados do ponto de vista de tributação são imensos, especialmente no Brasil, que ocupa a primeira posição em termos de burocracia tributária no mundo. E isso demanda uma grande experiência e conjunto de habilidades do profissional que irá desenvolver o enquadramento de cada situação tributária, além de levar um amplo tempo para conseguir forma tal profissional, além de sua rápida taxa desatualização nos processos tributários. Neste artigo, a partir de uma pesquisa qualitativa, adotando a técnica de estudo de caso, é analisado como a ferramenta Busca Legal Tax Search (TS), utilizando Inteligência Artificial, desempenha um papel de facilitar esse desafio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinaldo Do Nascimento Araujo 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante pertinente em relação aos momentos de transformação digital pelo qual a contabilidade vem passando, seja com o Sped ou com os sistemas de gestão das empresas ou dos escritórios de contabilidade. No referencial teórico sentiu-se falta de um melhor esclarecimento sobre a parte tributária (complexidade) nas respectivas esferas de tributação - Federal, Estadual e municipal. Outro ponto que precisaria ser melhor esclarecido seria a base conceitual e estrutura que está por trás da IA (Learning machine, etc..). Pergunto: A aplicação Busca Legal Tax Search (TS) com a IA, facilita o processo de tributação ou auxilia a empresa ou contador a tomar melhores decisões quanto à aspectos de tributação Federal, Estadual e municipal? Pois, existem algumas limitações nos aspectos tributários, principalmente nas esferas estadual e municipal, onde empresas de determinadas atividades conseguem certas imunidades ou isenções por determinados períodos de tempos, em prol do desenvolvimento local e que são negociados com os governos.

Foto do Usuário Felipe De Lima Tavares 09-02-2021 09:50:35

Assunto de grande importância e pertinência. Poderia se tornar mais completo explanando melhor, no referêncial teórico, sobre a legislação tributária brasileira.

Foto do Usuário Luís Felipe Devegili 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante e atual, porém é necessário otimizar a estrutura, pois está repetitivo na fundamentação teórica.

Foto do Usuário Luis Fernando Da Rocha 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante para a área, bem como atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.