PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES: APLICABILIDADE DAS NORMAS DE DIVULGAÇÃO DO CPC 10 (R1) NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE ENERGIA ELÉTRICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 293


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , João Batista Candeira Costa Júnior , Marco Antônio Vasconcelos Monteiro Filho

ABSTRACT
Diante da adequação das Normas Internacionais de Contabilidade e o efeito do processo de convergência das normas nas empresas brasileiras, principalmente nas sociedades de capital aberto e equiparadas, nota-se um crescimento das pesquisas que tratam sobre as temáticas contábeis que foram afetadas com as mudanças, tais como as políticas de pagamentos baseado em ações. Tendo em vista, a importância do setor de energia elétrica como campo empresarial estratégico para o crescimento econômico do país, o presente estudo tem como objetivo geral: investigar quais os elementos de evidenciação mais comuns da política de pagamento baseado em ações nas empresas brasileiras do setor de energia elétrica no exercício 2015identificando as empresas com melhor nível de evidenciação, observando o mecanismo frequente do tipo de pagamento baseado em ações está sendo realizado pelas empresas. A seleção dos sujeitos de pesquisa abrangeu as companhias do setor elétrico listadas na BM&FBOVESPA que possuem a política de pagamentos baseados em ações e, sendo realizada uma população de 61 empresas de energia elétrica listadas na BM&FBOVESPA e selecionada uma amostra de 4 companhias estudadas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e documental. Os resultados da pesquisa apontam que o item de divulgação de maior ocorrência foi a descrição de cada tipo de acordo de pagamento baseado em ações que vigorou no exercício social estudado, sendo evidenciado, por 100% das empresas analisadas. O preço médio ponderado das ações na data do exercício exercidas no período e os valores máximos e mínimos de preço de exercício para as opções em aberto ao final do período foram evidenciados por 50% das empresas analisadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Estelamaris Reif 09-02-2021 09:50:35

Fundamentação teórica é desatualizada. Não apresenta o motivo da seleção desse segmento de empresa na metodologia.

Foto do Usuário Viviane Lilian Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O estudo traz bons resultados a respeito da evidenciação sobre políticas de pagamento baseado em ações. Adota uma metodologia comum e bem aceita em trabalhos sobre divulgação contábil, que é uma análise qualitativa das notas explicativas das empresas da amostra. São necessários alguns ajustes de redação e de formatação, mas de forma geral o trabalho atinge o objetivo proposto.

Foto do Usuário Douglas José Mendonça 09-02-2021 09:50:35

O estudo utiliza uma metodologia que, apesar de simples, contribuiu para o alcance do objetivo proposto. Para um melhor entendimento dos resultados (sobre os itens de divulgação) que são apresentados na tabela 1, sugiro que seja inserido nessa tabela uma primeira coluna que deixasse claro quais são os respectivos itens; dá pra deduzir que são os itens do quadro 1, mas ficará melhor se eles forem retomados na tabela 1 – mesmo que de forma resumida (por exemplo, usar uma pequena expressão com 2 palavras para representar cada item, de forma que o leitor possa identificar mais facilmente).

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.