DIFICULDADES NA INSERÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO : UM ESTUDO COM JOVENS ACADÊMICOS E FORMADOS EM ADMINISTRAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 318


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Carla Cavalcante Das Chagas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carla Cavalcante Das Chagas , Maria Neurilane Viana Nogueira , Marcos Felix De Almeida , Daniele Adelaide Brandão De Oliveira , Aline Da Rocha Xavier

ABSTRACT
O presente artigo apresenta um estudo de campo com intuito de demonstrar elementos que dificultam a inserção de jovens graduandos ou formados em administração no mercado de trabalho. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio de uma abordagem quantitativa, com objetivo de levantar quais são os principais fatores que prejudicam o ingresso dos jovens administradores em formação no mercado de trabalho. A escolha do tema deu-se pela necessidade de compreender o que os jovens administradores enfrentam quando buscam um emprego e de certa forma contribuir na preparação desse grupo para que o processo de inserção ao âmbito profissional seja menos complicado, mostrando quais competências são necessárias para terem maiores chances de êxito no mundo dos negócios. A aplicação da pesquisa foi através de um questionário com perguntas fechadas. Como se trata de instrumento elaborado pelo autor foi desempenhado um pré-teste para validação, e posteriormente a tabulação e análise dos dados colhidos, evidenciando-se a falta de experiência formalizada como o principal fator que dificulta o ingresso dos jovens no mercado. Além disso, foi possível observar que o valor salarial é o motivo que possui maior influência a esse grupo na escolha de uma vaga no mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Moreira De Oliveira Júnior 09-02-2021 09:50:35

O tema é pertinente e traduz uma realidade. Houve alguns erros nas descrições dos gráficos.

Foto do Usuário Henrique Taite Mendes 09-02-2021 09:50:35

Dúvida: Gostaria de entender melhor a diferença ou a relação entre as causas que dificultam a inserção no mercado de trabalho e os fatores que levam a desistência de uma vaga de emprego. Sugestão: fazer uma melhor revisão para correção de erros de escrita e para enxugar melhor os dados apresentados.

Foto do Usuário Stênio Lima Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O artigo se trata de uma temática relevante, possuindo escrita fluída, concisa e adequada. Foi realizada alguma ação para disseminar os resultados da pesquisa junto aos estudantes?

Foto do Usuário Dulcinda Silva Carneiro 09-02-2021 09:50:35

Assunto muito interessante, pois remete a atual dificuldade dos alunos, mas há uma necessidade de pesquisar mais aprofundada a temática. Já pensaram em fazer um grupo focal?

Foto do Usuário Diego Santos Araújo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente e com um tema muito pertinente na atualidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.