artigos
Convibra Conference - IMPACTOS DA INTRODUÇÃO DO IFRS 16 - LEASING: Análise das demonstrações contábeis da companhia aérea Azul.
IMPACTOS DA INTRODUÇÃO DO IFRS 16 - LEASING: Análise das demonstrações contábeis da companhia aérea Azul.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 30


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andressa Alves Lopes

ABSTRACT
Este estudo trata dos aspectos gerais das operações de arrendamento mercantil (leasing), sobretudo a respeito da introdução do IFRS 16 - Lease adotado no Brasil por meio da atualização do CPC 06 – R2, norma que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2019, alterando a forma de contabilização da parte arrendatária envolvida. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para conceituar e instruir a respeito do tema e a pesquisa explicativa utilizando a abordagem qualitativa e quantitativa em um estudo de caso feito com a companhia aérea Azul. A proposta de conceituar as operações de arrendamento mercantil, apresentar as normas contábeis aplicadas e mostrar qual postura as partes envolvidas, sobretudo os arrendatários, devem tomar frente às mudanças a respeito do reconhecimento, mensuração e divulgação das operações, teve como motivação apresentar quais são os efeitos causados nas demonstrações contábeis após a alteração da norma. Portanto, a comparação entre demonstrações contábeis de uma empresa considerando os períodos anteriores e posteriores à modificação da norma foi essencial. Atingidos os objetivos, foi possível constatar a relevância e aplicabilidade da pesquisa que demonstrou os efeitos práticos das mudanças, apresentando aos gestores, contabilistas e demais interessados as consequências da adoção retrospectiva completa da nova norma que impactou as demonstrações contábeis, geração de caixa e os indicadores financeiros da empresa Azul. S.A.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodolfo Vieira Nunes 09-02-2021 12:50:35

Faltou uma sustentação teórica no trabalho, ou seja, não há referências suficientes no estudo. EX: Congresso SemeAd (edição 2019) artigo sobre IFRS 16 nas companhias aéreas no Brasil. Qual seria o valor do indicador endividamento no anos de 2017 e 2017(ajustado)?

Tema atual e relevante. Parabens aos autores. Resultados evidenciaram os impactos das alteracoes do CPC 06 em uma empresa de aviação. Pode-se generalizar estes impactos/conclusoes a empresas de grande porte, porem, de outros segmentos?

Foto do Usuário Regis Garcia 09-02-2021 12:50:35

Trata-se de um tema bastante importante, porém as alterações trazidas pela internacionalização da contabilidade brasileira precisam ser tratadas como algo realizado e não necessariamente como alterações em processo. Claro que isso se restringe a alguns temas, entendo que o leasing é um destes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.