ESTUDO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE FOCALIZAÇÃO E EFICÁCIA A NÍVEL MUNICIPAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 260


Certificado de publicação:
Certificado de Ecio de Farias Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ecio De Farias Costa , Marcelo Acioly Dos Santos Freire

ABSTRACT
Este estudo apresenta uma análise de focalização e eficácia da aplicação do Programa de Auxílio Emergencial (PAE), instituído pela Lei 13.982 de Abril de 2020 da Presidência da República do Brasil, sobre os municípios brasileiros, com o objetivo de determinar se as pessoas, e os municípios onde moram, que têm menor renda, baixo IDH e alta vulnerabilidade, foco do programa, são beneficiados pelo PAE e se há eficácia. A metodologia é elaborada a partir do cruzamento de dados secundários, que caracterizam os municípios beneficiários pelo programa, com dados individuais, fornecidos pelo Ministério da Cidadania, sobre os benefícios pagos. A análise aponta para uma eficácia relevante e foco do programa em atender as pessoas que estão mais vulneráveis em municípios que mais precisam de um apoio emergencial. Os resultados mostram que o programa precisa de ajustes para atender municípios que não possuem acesso à internet bem como agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas, para potencializar ainda mais a eficácia do programa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robesval Ribeiro Da Silva 09-02-2021 09:50:35

A conclusão está vaga e sem deixar claro a eficacia ou não do processo pelas duas variáveis pesquisadas. Acredito que mais variáveis acrecidas na pesquisa facilitaria a conclusão final. Gostei muito do tema e da ousadia de se escrever sobre ele. Parabéns

Foto do Usuário Luiz Henrique Alonso De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O tema é de suma importância no campo da administração pública e das políticas públicas. As análises são muito pertinentes, e reforçam a ideia de que o Programa Auxílio Emergencial acabou por trazer à tona grandes distorções causadas pela informalidade, e por ter impacto relevante na distribuição de renda. Como sugestão, dedicar esforço à apresentação do artigo, corrigindo erros de sintaxe e melhorando o posicionamento das figuras.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.