PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PELA APLICAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA NAS ESCOLAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 255


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Safira Aires De Oliveira , Jackeline Lucas Souza , Felipe Matheus Monteiro Ribeiro

ABSTRACT
A pegada hídrica (PH) consiste em um indicador do uso de água que considera tanto o uso direto por um consumidor ou produtor quanto o uso indireto deste recurso, ou seja, também leva em consideração aquela parcela hídrica utilizada na produção de bens e serviços consumidos por um indivíduo. Nesse contexto, esta pesquisa preocupa-se em quantificar a pegada hídrica dos estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), de forma a conscientizá-los sobre a importância desse recurso natural. A metodologia utilizada foi a desenvolvida por Hoekstra e Shampagain (2009), através de um questionário seccionado em cinco partes, com a finalidade de gerar, de forma quantificada, a PH individualizada. Os dados revelaram uma média de consumo de água acima a da média brasileira, com 2.432,54 m³, o que mostra um alto consumo de água pelos indivíduos. Além disso, foi notada uma associação entre o alto consumo de carne e os que detêm uma maior renda média bruta anual, com o gênero masculino predominando nos maiores níveis de PH.
Palavras-chave: Pegada hídrica; conscientização ambiental; escolas sustentáveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alison Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui um conteúdo muito interessante, e referencial bem construído. Contudo, foi condicionado na área errada, não possui vínculos com o objeto de estudo da contabilidade, pertencendo a área de educação (ambiental), e portanto, estando mais próximo a área de Administração Ambiental. Isso se observa, por exemplo, ao verificar que não há menção, no texto do artigo, a ''contabilidade'' ou ''ciências contábeis'' ou ainda ''disclosure'' e ''divulgação ambiental'' e termos semelhantes, próprios da área de contabilidade ambiental. Sugere-se a troca da área temática, além da revisão de poucos aspectos no texto, a citar: o abstract que possui um erro (apresenta um realce de cor azul); revisão da apresentação dos resultados da tabela 2 (separação de ideias entre parágrafos) e reformulação das considerações finais que se apresentaram curtas e vagas.

Foto do Usuário Marcell M. C. Maceno 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bastante interessante e apresenta um bom referencial teórico. Além disso, o artigo atinge seu objetivo conforme definido. Acredito apenas que a questão da conscientização não se configura, dado que o enfoque principal envolve a mensuração da PH.

Foto do Usuário Lúcia Martins Teixeira 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e atual porém, acredito que faltou exemplificar mais e como seria feito essa pegada hídrica e como seriam feitas as instalações e o funcionamento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.