artigos
Convibra Conference - EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 23


Certificado de publicação:
Certificado de LUCAS SILVA DE AMORIM

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Silva De Amorim , Lílian Gabriela Pontes Rolim , Anderson De Barros Dantas , Araken Oliveira

ABSTRACT
Este trabalho possui como objetivo analisar a eficácia na formação dos egressos do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para isso foram levantados, via questionário, o perfil empreendedor dos alunos em três categorias distintas a saber: ingressantes, concluintes e egressos. Foi aplicado o mesmo instrumento nas três categorias entre janeiro e junho de 2019. O instrumento baseado no estudo de NASCIMENTO JR (2005), foi dividido em duas partes: a) levantamento do perfil sociodemográfico, com 08 perguntas e b) levantamento da capacidade empreendedora com 06 dimensões (capacidade de decisão, capacidade de planejamento, tenacidade, criatividade, iniciativa e autoconfiança) e 26 afirmativas. Na primeira parte do instrumento as respostas se deram em escalas fechadas, enquanto na segunda parte as respostas foram medidas por uma escala do tipo likert de 05 pontos. Obteve-se um total de 202 respondentes dentre os quais 78 ingressantes, 92 concluintes e 32 egressos. Testes estatísticos para a diferença entre duas médias foram aplicados entre os grupos e com base nos resultados alcançados pode-se concluir que as médias das 06 dimensões é maior entre os egressos quando comparadas aos demais grupos (ingressantes e concluintes), além disso, ainda de acordo com os resultados dos testes obtidos, praticamente não há diferenças estatísticas significantes entre as médias dos grupos, no entanto em relação a dimensão de autoconfiança, pode-se afirmar que a média dos egressos é estatisticamente significante em relação à média dos concluintes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Antonio Carlos Franco 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo estudo, este tema sempre esta evoluindo e é importante saber as suas mudanças.

Foto do Usuário William Botelho Lopes 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela escolha do tema, pesquisa muito bem elaborada

Foto do Usuário Jussara Maria Lima 09-02-2021 12:50:35

Tema de extrema relevância. Artigo organizado, com fluidez da leitura. O resultado foi divulgado para a comunidade acadêmica? Poderá suscitar o interesse pelo tema e a atitude de empreender.

Foto do Usuário Cemyra Diniz Nascimento 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bom, porém como sugestão para uma continuidade ou até uma futura pesquisa, implantar na metodologia games junto aos egressos para medir o grau empreendedor dos mesmos.