Pesquisa Científica em Administração: uma contribuição aos pesquisadores sobre paradigmas filosóficos positivista, estruturalista e interpretativista

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 251


Certificado de participação:
Certificado de FLÁVIA FRATE

Certificado de publicação:
Certificado de FLÁVIA FRATE

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Frate

ABSTRACT
O presente ensaio teórico tem como objetivo realizar uma análise em três correntes filosóficas: positivismo, estruturalismo e interpretativismo, e trazer à luz as abordagens voluntaristas e deterministas que podem perpassar, convergindo ou divergindo nessas correntes. O método de realização foi uma breve revisão bibliográfica de cada corrente e abordagem nas literaturas na área da filosofia e teorias das organizações, em obras clássicas. Aproximar uma corrente filosófica a uma das abordagens é possível, e com esse estudo concluiu-se que a corrente positivista é determinista, a corrente interpretativista é voluntarista e a corrente estruturalista se aproxima das duas abordagens. Esse ensaio teórico pode contribuir no entendimento de paradigmas filosóficos de pesquisadores na área das ciências sociais aplicadas, no momento da elaboração de artigos científicos, dissertações e teses.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcelo Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Boa escrita. Senti falta de exemplos mais práticos.

Foto do Usuário Emille Marques Melo 09-02-2021 09:50:35

Denso e técnico,revelando o intuito da abordagem. Demonstra uma abordagem clínica acerca de comportamentos e escolhas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.