RESISTÊNCIA AO BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E PÚBLICA NO BRASIL E NA ESPANHA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Ettore de Carvalho Oriol
Certificado de Marcus Brauer
Certificado de JULIO CESAR SILVA MACEDO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ettore De Carvalho Oriol , Marcus Brauer , Amanda Arias Matheus , Julio Cesar Silva Macedo

ABSTRACT
Embora a resistência à tecnologia seja frequente no ensino, quando se trata da resistência ao Blended Learning (BL) no ensino superior, as pesquisas são escassas e raras na literatura, principalmente na nacional. Atualmente, a resistência ao BL é um problema significativo, principalmente após o advento da COVID-19, embora tal tecnologia tenha elevados índices de crescimento em diversos países. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência ao BL no ensino superior de Administração de Empresas e Pública no Brasil e na Espanha. Após a revisão bibliográfica de temas como BL, Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias (UTAUT), foi implementada uma estrutura teórica que explica a resistência ao método de BL. Foram utilizadas oito dimensões: Auto eficácia, Competência em TI, Expectativa de desempenho, Expectativa de esforço, Condições Facilitadoras, Influência Social, Interatividade e Comunicação Interna. Os resultados indicam alguns pontos de resistência ao BL como a relação entre os professores e os alunos, principalmente na questão de metodologia e feedback, impactando negativamente na avaliação do BL. Também foi identificada resistência em relação a interação com a instituição, único item em que houve diferença de percepção entre os alunos brasileiros e espanhóis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Henrique Vicente 09-02-2021 09:50:35

Com a necessidade de distanciamento social provocado pelo Covid-19 o tema ado artigo se tornou extremamente relevante o inserindo em uma discussão muito mais ampla para o momento. O artigo utiliza uma quantidade de respondentes pequena, mais esse fato é superado pelo uso de uma metodologia adequada para o ''n'' utilizado. O fato de se ter feito a pesquisa no Brasil e na Espanha, aumenta exponencialmente a sua importância para a academia, pois gera uma possibilidade de comparação entre culturas diferentes. Por fim, os resultados são muito interessantes, pois indica a necessidade de novos caminhos para o ensino a distância.

Foto do Usuário Horácio Leandro Taló 09-02-2021 09:50:35

Artigo bastante relevante devido o momento em que estamos enfrentando, devido ao afastamento social por conta do COVID-19. A educação hibrida é a nova tendência nas escolas particulares e deve começar a ser implementada nas escolas públicas logo após a volta da pandemia. O artigo aborda de forma precisa o problema e revela uma conclusão interessante, que pode indicar um rumo para a redução da resistência ao EAD dentro da metodologia de Ensino Hibrido.

Foto do Usuário Tatianna Arrais Rosal 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo trata do tema blended learning como oportunidade para o aprendizado híbrido de forma disruptiva, porém os achados da investigação apresentam limitações reveladoras sobre a aceitação tanto pelos professores quanto pelos alunos. A metodologia de pesquisa permitiu dar luz à critérios como auto-organização, autonomia e disposição por parte dos alunos. E a dificuldade identificada destes romperem com uma posição passiva e passarem a posição de pesquisadores ativos em busca do conhecimento. As perspectivas de comparação e convergência entre dois países trouxe a lume os principais aspectos a serem melhorados em termos de incentivo, treinamento e comunicação, tanto aos professores quanto aos alunos. O artigo tem imensas possibilidades de esclarecer quais melhorias e ganhos podem ser obtidos na busca do aperfeiçoamento de aprendizagem do aluno.

Foto do Usuário Oswaldo Luiz Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo em um tema extremamente atual e concernente com o momento que vivemos hoje e que moldará o futuro do aprendizado. A contribuição teórica e prática é evidente não só na literatura mas no resultado da pesquisa que mostra a importância dos investimentos nessa área e maiores pesquisas de forma a combater a resistência à sistemas de informação.

O ensino híbrido é um tema atual e de extrema importância no cenário atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.