Estratégias Para Harmonização Dos Conflitos Decorrentes Da Relação Trabalho-Família: O Caso Da Companhia De Saneamento De Sergipe

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 247


Certificado de publicação:
Certificado de Rúbia Oliveira Corrêa
Certificado de Darlane Amorim Vieira

Certificado de participação:
Certificado de Darlane Amorim Vieira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Darlane Amorim Vieira , Caroline Campos Fernandes De Souza , Rúbia Oliveira Corrêa , Jefferson Reis Guimarães Andrade , Maria Teresa Gomes Lins , Gustavo Dambiski Gomes De Carvalho

ABSTRACT
O número de pessoas que lidam com responsabilidades familiares e de trabalho é crescente, o que gera um aumento nos conflitos decorrentes entre essas duas esferas. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar as estratégias de cunho individual e organizacional utilizadas para harmonizar os conflitos decorrentes da relação trabalho-família, junto a gestores da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (DESO). Metodologicamente tem-se aqui um estudo de caso único, descritivo e de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com sete funcionários que atuam em cargos de gestão e com o Gestor de Pessoas da DESO. Os resultados demonstraram que o principal conflito decorrente da relação trabalho-família e enfrentado pelos entrevistados, relaciona-se à conciliação do tempo para as atividades laborais e de lazer. No que diz respeito às estratégias aplicadas em prol da harmonização desses conflitos na esfera individual, destacam-se: a organização do tempo destinado para o trabalho e para a família, o planejamento das tarefas diárias e as ações que evitam levar problemas do trabalho para casa. Na esfera organizacional foi perceptível a efetivação dos direitos trabalhistas e benefícios não obrigatórios visando a resolução dos conflitos em questão. Isso resultou na redução da taxa de absenteísmo, estresse ocupacional, melhor qualidade de vida dos colaboradores e do ambiente de trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Deniz Helena Pereira Abreu 09-02-2021 09:50:35

O tema é bem interessante. A escrita apresenta bom encadeamento lógico, o que desperta o interesse e a reflexão por parte do leitor. A fundamentação teórica foi ancorada em bibliografia diversificada o que possibilitou o enriquecimento do texto. Metodologia bem descrita, assim como os resultados. O artigo pode ensejar futuros desdobramentos com a possibilidade de aprofundar o tema abordado.

Foto do Usuário Elizângela De Jesus Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito e estruturado. Está dentro do padrão do congresso.

Foto do Usuário Laís Nascimento Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante,parabéns por ter trazido esse assunto para o âmbito da pesquisa.Sugestão: revise o texto observando as citações, pois possui muitas citações indiretas e alguns momentos você poderia colocar parágrafos só com comentários dessas citações,ao invés de juntar várias em um único tópico.Também seria válido dar um espaçamento entre os parágrafos,porque estão muito juntos.Sobre a descrição e análise de resultados,a pesquisa de campo está muito bem organizada e objetiva.Gostaria de saber se sua pesquisa foi amplamente divulgada na empresa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.