Caso para ensino: HOSPITAL VETERINÁRIO SÃO FRANCISCO: PRECISA-SE CLIENTES!

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 295


Certificado de participação:
Certificado de Carlos Enrique Watermann

Certificado de publicação:
Certificado de Géssica Luiza Scariot

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Géssica Luiza Scariot , Gabriel Gaiato , Carlos Enrique Watermann , Andriele Maria Vieira Da Silva

ABSTRACT
Os avanços tecnológicos são um fenômeno global e de rápida disseminação. A internet, entre eles, possibilita aos seus usuários, mais do que interação social, contato com produtos e serviços. O marketing digital é uma ferramenta que não pode ser ignorada na captação e fidelização de clientes. O caso para ensino trata da implementação de ações de marketing digital para a busca/captação e fidelização de clientes para o Hospital Veterinário São Francisco (HVSF). O caso apresenta o histórico da instituição, a estrutura e os serviços oferecidos e um diagnóstico dos problemas enfrentados pela insuficiente carteira de clientes – contexto/antecedentes; agente envolvido; dilema. Diante da estrutura (física, profissional e de serviços) que o HVSF possui, devem-se traçar estratégias que ocupem o potencial do espaço e da equipe, atraindo a clientela da cidade e região e a fidelizando, com o objetivo de aumentar a lucratividade. Porém, tais ações (estratégias do marketing digital) devem ser geridas por um colaborador. Atualmente não há ação de marketing digital, portanto não existe um colaborador que fique responsável por atrair clientes utilizando tais ferramentas. O caso para ensino é sugerido para disciplinas como Marketing, Marketing Digital, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Processos.
Palavras-chave: Marketing, Recursos, Serviços.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Hashimoto 09-02-2021 09:50:35

O trabalho em si, caracteriza-se mais como um material de apoio para discussão em sala de aula em cursos de graduação, tendo nulidade de referências bibliográficas e linguagem menos científica, embora apresente boa fluidez na leitura e o tema em questão tenha um potencial sim de render excelentes discussões em sala de aula. Como o trabalho poderia ser enriquecido com referências bibliográficas e cases reais de mercado?

Foto do Usuário Felipe Kopp Leite 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente parabenizo os autores pela redação de um caso para ensino. Na sequência gostaria de fazer alguns comentários: (1) percebi que o caso envolve a questão de prospecção de clientes como ponto principal, por conta disto, creio que o caso seria melhor encaixado na temática de marketing do que na gestão estratégica. (2) indico a leitura de Roesch (2007) -> Notas sobre a construção de casos para ensino, para um aproveitamento melhor do método de caso para ensino em futuras pesquisas, uma vez que esta metodologia nos últimos anos tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil. (3) Julguei os resultados e a avaliação geral como 3 estrelas, pois o caso até apresenta o dilema de pesquisa, mas não notei uma situação de conversa, discussão entre os atores do caso para que chegue-se a uma forma de captar clientes para a organização, senti falta de um ''romantização'' do caso, isto é, um volume maior de diálogos que leve ao resultado final. (4) a revisão da literatura é tão importante quanto o caso em si, pois ela norteia professores e alunos na utilização e discussão do caso em sala de aula, por conta da ausência deste item, a avaliação foi negativa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.