Aplicação do Modelo de Fleuriet na literatura brasileira: análise das décadas de 1990, 2000 e 2010

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 240


Certificado de publicação:
Certificado de Altieres Frances Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Altieres Frances Silva

ABSTRACT
O capital de giro é um dos principais elementos na gestão das organizações, uma vez que uma gestão eficiente desse capital pode otimizar as operações, garantir a liquidez e evitar a solvência do negócio. Um dos principais meios para a análise da situação financeira a partir do capital de giro é o Modelo de Fleuriet, proposto na década de 1970. A partir da publicação de Braga (1991), o método se popularizou e foi aplicado em diversas pesquisas científicos. A presente pesquisa teve por objetivo identificar como o referido modelo foi abordado nas publicações brasileiras ao longo das décadas de 1990, 2000 e 2010, de modo a possibilitar a obtenção de um panorama sobre a evolução do tema e identificar oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas futuras. Por meio das plataformas CAFe e SPELL, foram analisados 59 artigos do período de 1991 a 2020. Mais de 50% delas foram publicadas em periódicos com Qualis A2 ou B1, sendo a maioria na década de 2010. Verificou-se que, embora poucos, os artigos da década de 1990 auxiliaram na popularização do modelo. Na década de 2000, por sua vez, observou-se um aumento expressivo na quantidade de trabalhos, levantando-se como possíveis razões a disseminação dessa abordagem, o acesso a dados na internet e a expansão da ciência no Brasil. Por fim, a análise da década de 2010 demonstrou que o tema ainda desperta o interesse dos pesquisadores, os quais têm desenvolvido artigos diversificados sobre o assunto. Conclui-se que algumas das principais oportunidades para o desenvolvimento, no futuro, de trabalhos inovadores sobre o Modelo de Fleuriet envolvem o uso de análises estatísticas avançadas, metodologias como o Estudo de Eventos e a aplicação do modelo à contabilidade pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodolfo Vieira Nunes 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda toda a importância do modelo Fleuriet até os dias atuais, porém em nenhum momento apresentou os pontos fracos do modelo ou sugeriu melhorias na sua aplicação. Qual foram efetivamente sua contribuição acadêmica (literatura) e prática (mercado)?

Foto do Usuário Igor Gabriel Lima 09-02-2021 09:50:35

SUGESTÃO: Melhoria e atualização da Metodologia. PERGUNTA: Poderia indicar um tema para continuidade desse estudo?

Foto do Usuário Lucas Rafael Torri Mendes 09-02-2021 09:50:35

Gostaria de um sugestão de tema para da continuidade ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.