ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA EM EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA: Uma revisão sistemática

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 279


Certificado de publicação:
Certificado de Nágela Bianca do Prado

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nágela Bianca Do Prado , Pedro Felipe Jacyntho Dos Santos

ABSTRACT
As práticas de gestão em contabilidade e seus modelos de controladoria constituem os pilares da formação organizacional-contábil das empresas globais de participação em economia mista. Neste contexto, este artigo buscou analisar a atuação da controladoria em sociedades de economia mista registradas em publicações acadêmicas no período de 2000 a 2019. A fim de atingir objetivo proposto, o procedimento da revisão sistemática foi aplicado. Como resultado de uma busca estruturada por palavras-chave na Web Of Science, 18 artigos foram identificados com alto potencial para análise. Portanto, o rastreamento da literatura apontou uma concentração de publicações de autores e instituições da China. Como principais resultados, nota-se uma evolução temporal da atuação da controladoria em empresas mistas no que tange a descentralização e abertura econômica no mercado concentrado da China, inclusive com a implementação de práticas de inovação nos setores de recursos humanos e outras formas de governança advindas do mercado privado buscando sofisticação tecnológica, além do equilíbrio dos modelos de gestão no controle das empresas em contexto global, sendo que essa natureza de sociedades têm experimento um gradativo aumento da influência governamental com finalidade de redução de riscos na garantia do interesse Estatal em determinados segmentos estratégicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Presline Blum Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado, objetivo bem definido e Tema relevante.

Foto do Usuário Rubens Carlos Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

A leitura é muito boa e fluida da pesquisa. Sugiro aqui alguns pontos para melhoria: Na verdade, a questão de pesquisa analisa as pesquisas acadêmicas que analisaram a atuação da controladoria, pois os pesquisadores não analisaram diretamente os dados e sim as análises e descrições apresentadas nas pesquisas. Na justificativa, entendi que os pesquisadores pretendem preencher a lacuna acadêmica e não a atualizar, pois assim não seria realizada a pesquisa, haja vista que a lacuna permaneceria. Na introdução, deveria constar somente um breve resumo da metodologia. Também sugiro criar uma seção específica para relatar os procedimentos metodológicos empregados na pesquisa. Qual seria o comparativo da atuação da controladoria no âmbito chinês com os demais países onde as pesquisas foram efetuadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.