artigos
Convibra Conference - A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA A SUCESSÃO FAMILIAR: PERCEPÇÕES DE CONDÔMINO E CONTADOR
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA A SUCESSÃO FAMILIAR: PERCEPÇÕES DE CONDÔMINO E CONTADOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 191


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiane Krüger , Angelica Guerra De Souza , Caroline Rohloff Da Silva , Cláudia De Freitas Michelin , Marivane Vestena Rossato

ABSTRACT
O cenário do agronegócio brasileiro, destacado como promissor, intensifica a necessidade de ferramentas contábeis. Nesse sentido, esse estudo analisou a Contabilidade como um ferramental de apoio para a sucessão familiar em um condomínio rural. Para atender tal objetivo, buscou-se i. descrever o condomínio rural bem como o perfil dos entrevistados e ii. verificar a percepção do condômino e contador, quanto à sucessão familiar rural e a Contabilidade como ferramenta para a sucessão familiar. O referencial abrangeu contabilidade rural, sucessão familiar e o planejamento sucessório. A metodologia é qualitativa, descritiva com procedimento técnico o estudo de caso. A obtenção dos dados ocorreu por meio da entrevista com o condômino e o contador do condomínio. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo categorial que resultou em quatro categorias, sendo “gestão na atividade rural”, “planejamento da sucessão familiar”, “Contabilidade para atividade rural” e “dificuldades e desafios da atividade”. Evidenciou-se na percepção dos entrevistados que a contabilidade é essencial para tomada de decisão do condomínio, apresentando dados e informações úteis ao processo sucessório, fornecendo informações necessárias à tomada de decisão e favorecendo a economia tributária. Concluiu-se que a Contabilidade é um ferramental para a sucessão familiar no condomínio rural, fornecendo suporte para os planejamentos sucessório, patrimonial e gerencial, tendo em vista a continuidade da atividade rural desenvolvida.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Antonio Marcelino 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem elaborado, respondendo aos objetivos propostos, com linguagem clara.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Foto do Usuário Ana Lídia De Souza Mendes 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem uma boa proposta, contribui para a percepção dos usuários da contabilidade em relação ao complexo entendimento de negócios familiar. Poderia abordar apenas umas das temáticas, a Contabilidade Rural ou a Contabilidade no planejamento de sucessão familiar.

Foto do Usuário Teresinha Duarte De Lima 09-02-2021 09:50:35

Como sugestão, o referencial teórico poderia explorar interfaces interdisciplinares com a área do Direito de Sucessões, trazendo alguns conceitos elementares. No geral, o trabalho está bem estruturado, com redação clara e concisa, abordando um tema pouco explorado e de grande relevância.

Foto do Usuário Mariana Santos Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo relevante e bem apresentado, atenção à revisão de literatura

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.