INOVAÇÃO SOCIOTÉCNICA E MULTINÍVEL EM ENERGIA SOLAR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 278


Certificado de publicação:
Certificado de Alexandre Moreira Vieira
Certificado de Natalia Veronica Anderloni
Certificado de Natalia Veronica Anderloni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andriele De Pra Carvalho , Alexandre Moreira Vieira , Izadora Consalter Pereira , Natalia Veronica Anderloni , Aline Dario Silveira

ABSTRACT
A teoria sociotécnica da inovação analisa o processo de transição nos diferentes níveis, micro, meso e macro, conforme esclarece Geels (2002; 2004a e 2006). Essa teoria ao ser aliada ao estudo do desenvolvimento de tecnologias em energia renovável, especialmente a energia solar, aborda uma ampla gama de possibilidades de entender qual a trajetória tecnológica importante e necessária para que uma inovação possa ser definida no regime dominante do mercado. Assim, conhecer os diferentes estudos publicados nessa área e suas principais lacunas, podem auxiliar para futuras pesquisas. A seleção da literatura analisada foi determinada por meio de periódicos internacionais, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Directory of Open Access Journals e Science Direct, por meio das palavras-chave “energia solar”, “inovação sociotécnica” e “análise multinível”. Na área de busca definida, obtiveram um total de 94 artigos, dos quais após refinamento da pesquisa totalizaram 46 artigos. Assim, os estudos revelam que essas tecnologias podem remodelar os sistemas sociotécnicos emergente e ampliar o desenvolvimento. Revelou-se assim lacunas de pesquisa que direcionem cada vez mais para entender a dinâmica da transição para a sustentabilidade no que diz respeito a utilização de inovação em energias renováveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Dias Cabral 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Apenas observa-se a necessidade de; - separar as palavras-chave com ponto e vírgula '' ; '' - não numerar as considerações finais

Foto do Usuário Luiz Carlos Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Material elucidativo e que apresenta um arcabouço teórico relevante no que diz ao tema.

Foto do Usuário Samuel Gabriel Das Neves 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema bem discutido, fala -se sobre o incentivo do governo, mas o mesmo não é apresentado pelo governo, mídias e nem se fala dos benefícios ao povo, mais do que um incentivo deve haver, uma disseminação de informação ao público, qual seria essas informações? O tema é muito bem posto, e um assunto que devemos nos preocupar, pois o aumento no consumo de energia elétrica cresce a cada dia, deveria expor um pouco mais a preocupação em achar novas fontes de energia limpa ou renovável!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.