BENEFÍCIOS QUE A METODOLOGIA ÁGIL SCRUM DE PROJETOS PODE INCREMENTAR A UMA STARTUP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 243


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rogério Silveira Dias , Nilson Varella Rübenich

ABSTRACT
O presente artigo apresenta o tema benefícios que a metodologia ágil scrum de projetos pode incrementar a uma startup. Desta forma, o objetivo foi verificar como uma startup em seus primeiros dois anos de atividade, pode ser beneficiada em aumento de competitividade pela metodologia ágil scrum de projetos. O método utilizado caracteriza-se por ser pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, e o procedimento técnico, como estudo de caso. A técnica de coleta de dados aplicada foi questionário com questões abertas, distribuído através de ferramenta Survey por e-mail para as empresas startups vinculadas ao Tecnopuc Startups do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Este estudo confirmou que a metodologia ágil scrum de projetos pode beneficiar as empresas startups. Também se pode assegurar que, embora o conhecimento da metodologia ágil scrum de projetos pelos gestores das startups seja ainda incipiente, estes compreendem que algumas das ferramentas dessa metodologia são benéficas ao seu negócio.
Palavras-chaves: Startup. Metodologia ágil Scrum. Empreendedorismo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cassiane Chais 09-02-2021 09:50:35

O artigo propõe um tema interessante, com um objetivo bem delimitado, parabéns. Porém a análise dos dados deve ser mais rigorosa. A abordagem qualitativa, com técnica de análise de conteúdo exige categorias de análise, para que os resultados sejam confiáveis. Já que o assunto central é a inovação, os dados poderiam ter sido tratados em softwares de análises qualitativas como Max QDA, NVivo, entre outros. A apresentação dos dados deveria ser feita com índices em tabelas, gráficos, figuras para tornar agradável ao leitor, e não ficar tão descritivo. Isso tudo traria maiores resultados nas considerações finais.

Foto do Usuário Miguel Rivera Peres Junior 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e pertinente; revisão de literatura poderia discutir trabalhos internacionais mais recentes; não vejo o trabalho como um estudo de caso único (qual seria a unidade de análise?) nem multicaso (entendo que as empresas não foram estudadas em profundidade). Acredito que o trabalho responde a seguinte questão: qual a percepção que os empreendedores têm sobre os benefícios que a metodologia Scrum traz para a competitividade de seus negócios? Sendo assim, sugiro o alinhamento dos objetivos do trabalho a esses resultados

Foto do Usuário Gabriel Schmitt Morais 09-02-2021 09:50:35

Acredito que os autores foram felizes na sua construção. Trouxeram bons relatos sobre a prática dos métodos ágeis. Oferecem boa base para novas ideias para trabalhos futuros.

Parabéns pelo trabalho. O tema é atual e muito relevante. A metodologia foi bem explicada, com apresentação de tabelas de exemplo e os resultados foram discutidos de forma articulada às referências citadas. Gostaria de saber se a pesquisa será replicada em outras incubadoras da região.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.