PATRIMÔNIO LÍQUIDO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CONTÁBEIS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 289


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , João Pedro Cabral Farache , Antonio Giuvan De Andrade Rocha Junior , Osmar Junior Pereira Dos Santos

ABSTRACT
Para além da definição normativa de patrimônio líquido (PL) como um conceito residual, existe um caráter de financiamento, advindo de sócios, acionistas e investidores, que aplicam o seu capital como expectativa de rentabilidade futura, bem como uma importante questão relacionada à manutenção de capital, que indicam ser esse grupo patrimonial, mais complexo do que sua definição parece indicar. Assim, tais discussões têm se revelado em estudos que centram seus esforços no debate sobre o PL, destarte, essa pesquisa objetiva analisar as características da produção acadêmica de contabilidade relativa à temática do patrimônio líquido, publicada em periódicos de contabilidade brasileiros listados pela Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). A metodologia baseou-se numa pesquisa documental, com enfoque bibliométrico nas leis de Lotka e Bradford, junto a 187 artigos publicados entre os anos de 1999 e 2020. Os resultados apontam inexistência concentração de autorias nos 187 artigos pesquisados distribuídos entre 415 autores, diferente do que fora verificado nos veículos de comunicação (periódicos) em que 7 dos 24 analisados, concentraram mais da metade dos artigos. Observa-se um aumento das publicações no período 2010-2020 em comparação com 1999-2009, bem como um crescimento na participação feminina nas autorias, sobretudo a partir de 2016. A análise das referências indicou predominância de autores nacionais (53,64%), com maior concentração ao se considerar apenas os mais referenciados (70%) e destaque para os professores Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins como aqueles mais referenciados

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cristiane Krüger 09-02-2021 09:50:35

Como melhorias sugiro revisar a escrita, atentar para concordância e parágrafos uniformes. Além disso, para futura publicação aconselho ajustar a formatação, no formato ABNT ''ET AL'' não é em maiúsculo. Nas referências é preciso adotar padronização, nesse sentido, sugiro revisar todas as referências, no texto e no final, pois não seguem o formato ABNT. Essa sugestão se concentra na posterior publicação do artigo. Por fim, recomendo a inclusão das contribuições do estudo.

Foto do Usuário Cláudio Bezerra Leopoldino 09-02-2021 09:50:35

O artigo mostra que a pesquisa examinou uma ampla amostra de textos, identificando principais autores, gênero dos autores e outras características relevantes da produção acadêmica relacionada ao tema do Patrimônio Líquido. Como sugestão coloco a ampliação do referencial teórico e uma revisão textual e a retirada do ano de 2020, que gerou confusão no gráfico de evolução.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.