O PROCESSO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES: Estudo de Caso em uma empresa de médio porte do estado do espírito santo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 297


Certificado de participação:
Certificado de Luiz Felipe Magnago Blulm

Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Felipe Magnago Blulm
Certificado de Taislane Aparecida de Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Felipe Magnago Blulm , Taislane Aparecida De Souza , Jusselio Rodrigues Ribeiro , Adriana Recla Sarcinelli , Hettore Sias Telles Da Silva

ABSTRACT
As empresas familiares possuem importância na economia brasileira, representando mais de 90% das empresas formais do país. Contudo, esses empreendimentos possuem altos níveis de mortalidade e entre as principais causas está o processo de sucessão. Assim, o objetivo desse artigo é descrever o processo sucessório em uma empresa familiar, identificando similaridades com a literatura existente e expor os resultados obtidos pela empresa objeto desse estudo. Para isso, foi selecionada uma empresa familiar de médio porte, localizada na cidade de Linhares no Espírito Santo, que está há 28 anos no mercado e está passando pelo seu primeiro processo de sucessão. Foi enviado para empresa um questionário aberto com 17 perguntas para ser respondido pelo sucessor. Os resultados encontrados mostram que a empresa está conseguindo realizar um processo de sucessão sem grandes problemas e, em parte, está seguindo o que proposto pela literatura. Os que a empresa diverge do estudado até então, parece não trazer grandes problemas graças a estrutura de Governança estabelecida e a cultura empresarial ligada à cultura familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Katia Gislaine Baptista Gomes 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante merecendo estudos como o proposto. Apresentou clareza em todo o trabalho, objetivos claros. Não é recomendável a citação de autores nas considerações finais.

Foto do Usuário Paulo Cristiano Kovalski 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e o artigo está bem escrito. Bem embasado teoricamente e há fluidez na leitura. Mesmo para quem não conhece o tema, ficará fácil e gostoso de ler e entender. Única consideração que faço são às citações feitas nas considerações finais que deixam esta parte um pouco confusa. Não há essa necessidade. Dando um exemplo, foi colocado como uma citação nas considerações finais: “...o tempo trabalhando na empresa permitiu que o sucessor aprendesse com o sucedido e com os outros sócios como dirigir o negócio”. Para mim parece e deveria ser uma constatação deste caso específico, não uma citação.

Foto do Usuário Letícia Nascimento Ossola 09-02-2021 09:50:35

Tema bem explorado, bem escrito. Nas considerações finais não é comum ou recomendado inserir algo novo ainda mais citações, deve-se retomar e sintetizar o que já foi escrito com clareza. Foi um bom trabalho.

Foto do Usuário Jeferson Margon 09-02-2021 09:50:35

O artigo situa com clareza o objetivo da pesquisa em relação ao campo do conhecimento em questão, bem como desenvolve uma revisão eficiente da literatura recente sobre a temática abordada. Associado a isso, apresenta um desenho metodológico coerente com a proposição da investigação, de modo que as análises realizadas permitem respondem satisfatoriamente o objetivo inicialmente estabelecido.

Foto do Usuário Rachel 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem redigido. Ao final apresentou resultados de forma separada, mostrando que conseguiram avaliar todo o aspecto do questionário que enviaram aos entrevistados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.