Reestruturação organizacional em cenário de crise: capital humano e gestão de operações

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 230


Certificado de publicação:
Certificado de Selma Velozo Fontes
Certificado de Natan Hiroshy G. P. Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Selma Velozo Fontes , Aguinaldo Costa Benedito , Natan Hiroshy G. P. Da Silva

ABSTRACT
Após a globalização os mercados em geral têm sofrido drasticamente os efeitos da severa crise econômica e política que atinge o Brasil. Com as vendas e produção de bens e serviços em queda e estoques elevados, surge a insegurança sobre a possibilidade de crescimento da economia nos próximos anos. Tendo em vista este cenário, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um estudo sobre reestruturação organizacional na área de operações e a importância do capital humano nesse processo. Para cumprir esse objetivo, foram tratados os seguintes objetivos específicos: definição de administração e administração de operações, menção a necessidade de colaboradores no processo de reestruturação e apresentação de alguns instrumentos de gestão para reestruturação organizacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica e descritiva qualitativa. Quanto as considerações finais, foi identificado que é necessário que haja uma gestão que encontre meios de melhorar a performance na área de operações em momentos que requerem um maior cuidado. Dentre as decisões e mudanças que precisam ser minuciosamente estudadas para uma gestão de sucesso, destacam-se as decisões voltadas para a produtividade que, em momentos de crise econômica e desaquecimento de mercado, afetem os resultados esperados pelos dirigentes e proprietários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Excelentes contribuições. O fator Humano sempre é o ingrediente secreto em operações. Sugiro leitura de capacidade operacional e organizacional.

Foto do Usuário Charlene Bitencourt Soster Luz 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo artigo que está muito bem escrito conforme, formatado e possui assunto relevante! Sugestões: Fazer parágrafos com mais de uma frase para explicar bem a ideia. No item 2.3 pode-se acrescentar uma breve discussão sobre as competências profissionais (técnicas e comportamentais.) Para as competências comportamentais sugiro a consulta ao livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Pergunta: Com base nos autores abordados e no conhecimento de vocês, quais competências são essenciais para os profissionais num cenário de crise? Parabéns mais uma vez pela pesquisa!

Foto do Usuário Niomar Jose Marcos 09-02-2021 09:50:35

Poderia explorar melhor as dimensões e práticas do SCI.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.