artigos
Convibra Conference - ANÁLISE DOS REFLEXOS DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS APLICADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
ANÁLISE DOS REFLEXOS DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS APLICADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 24


Certificado de publicação:
Certificado de ANTONIO FERREIRA DE PINHO
Certificado de JOSE FRANCISCO BELFORT BRITO

Certificado de participação:
Certificado de JOSE FRANCISCO BELFORT BRITO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Francisco Belfort Brito , Antonio Ferreira De Pinho

ABSTRACT
Resumo: A contabilidade no Brasil, aplicada ao setor Público, vem passando por um processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, com o objetivo de obter informações padronizadas. Uma das principais mudanças é a implantação de um sistema de controle de custos no setor público em atendimento às normas legais da atividade pública. O grande objetivo dessas profundas modificações é para que as informações extraídas do sistema de custos sejam utilizadas em todas as esferas da Administração Pública, por ser uma ferramenta fundamental de controle e gestão à disposição dos gestores públicas no processo de tomada de decisão. O presente artigo demonstra como a aplicação dos critérios de apuração de custos no ambiente da administração pública municipal é uma importante fonte para fornecer informações ao gestor público sobre as aplicações e direcionamento dos recursos públicos. 

Palavras-Chave: Controle de Custos. Setor Público. Tomada de decisão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vagner Luis Bazzanello 09-02-2021 12:50:35

O artigo, é relevante para a gestão pública, pois os reflexos conforme mencionados, no decorrer do texto poderão ser revertidos em serviços prestados para a população em geral.

Foto do Usuário Bruno Luís De Noronha Carvalho 09-02-2021 12:50:35

O artigo é bastante relevante para o tema, expressa também a importância de um sistema de custos na Administração Pública Brasileira tanto para a questão da tomada de decisão, quanto para possibilitar uma melhor alocação dos custos e promover melhores investimentos. A linguagem não se encontra totalmente clara e objetiva, e alguns erros ortográficos, de coesão e formatação se fazem presente no trabalho.

Foto do Usuário Rodrigo Santos Da Mata 09-02-2021 12:50:35

Ponto forte identificado: - O tema custos no setor público é de profunda relevância, porém, da forma que foi apresentado, tornou-se apenas mais um tema. O autor tem um diamante bruto nas mãos para ser lapidado, uma vez que trata de um assunto pouco discutido na literatura e que se apresenta como desafio para o setor público, apesar da existência de um sistema de custos para o setor público já está previsto desde o advento da Lei nº 4.320/1964. Mas é no cenário de convergência da contabilidade aplicada ao setor público aos padrões internacionais (IPSAS), iniciado no Brasil a partir de 2008, que o tema custos ganha destaque. Pontos fracos identificados: - O artigo não apresenta boa fluência de leitura, além disso, os pesquisadores não seguem as diretrizes para autores, o trabalho tem uma estrutura confusa, bem como o texto carece de revisão ortográfica e gramatical; - O objetivo não está claro/definido, até existe uma menção no resumo/abstract, mas não é apresentado na Introdução, tópico do artigo adequado para sua apresentação. Quanto à contextualização da problemática, nota-se a necessidade de um embasamento teórico, uma vez que existem muitas afirmações sem citação. Nesse sentido, como sugestão, antes de apresentar o problema de pesquisa e o objetivo geral (não explícitos neste trabalho), o autor poderia citar algumas pesquisas antecedentes, bem como identificar as lacunas existentes na atual literatura que justifique o presente estudo; - No referencial teórico, sugiro ao autor que revise os tópicos abordados e avalie sua relação com o objetivo da pesquisa. Além disso, ficou evidente a necessidade da utilização de estudos mais atuais que constem em publicações mais bem avaliadas (observar a classificação Qualis Periódicos – Plataforma Sucupira). Recomendável utilizar publicações de periódicos com classificações A1, A2, B1, B2; - A descrição dos procedimentos metodológicos está muito sucinta e pouco esclarecedora; - Como o objetivo e o problema de pesquisa não estão explícitos, os resultados apresentados pouco dizem, uma vez que perdem o significado por falta de parâmetros. Nesse aspecto, pergunto ao autor: o que tratou como resultados, se o problema de pesquisa e o objetivo não estão definidos? No mais, desejo sucesso ao autor na continuidade da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.