O PROCESSO DE DECISÃO E FATORES DE INFLUÊNCIA NA COMPRA COMPARADA DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 248


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gardênia Mendes De Assunção , Priscila Santos Silva

ABSTRACT
Esta pesquisa trata do comportamento do consumidor e do processo de decisão em relação à produtos de compra comparada, com foco em eletroeletrônicos, desde sua aquisição até o descarte, no sentido de identificar o nível de envolvimento dos consumidores no processo e também de sua consciência ambiental. Os bens dessa categoria escolhidos para a pesquisa foram: notebooks, tablets e celulares.  O estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior, através de uma pesquisa qualitativa com a revisão da literatura e a aplicação de um questionário elaborado a partir modelos de diagnóstico do processo de tomada de decisão do consumidor de Kotler (1996) e Blackwell; Miniard e Engel (2011). O resultado mostrou um alto envolvimento dos consumidores no processo de compra diante das características dos produtos que mais valorizam. No entanto, no que se refere ao descarte pós-consumo, os dados mostraram que a preocupação dos consumidores é baixa, o que exige das empresas através do marketing desenvolver estratégias que visem a conscientização dos consumidores em relação a esse aspecto.
Palavras Chave:  Decisão de Compra; Compra Comparada; Consumo Consciente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eduardo R Mangini 09-02-2021 09:50:35

Bom artigo que apresenta um problema bastante interessante sobre compra comparada. Fizeram uso de estatística descritiva mas poderiam usar outras técnicas estatísticas que poderiam melhorar a apresentação e discussão dos resultados

Foto do Usuário Ernesto Turman 09-02-2021 09:50:35

O assunto é relevante, pertinente, atual e vai ao encontro das necessidades das empresas, tendo em vista o impacto que a venda dos bens em comento traz para a economia, sobretudo em momentos de instabilidade. Com base no texto, a sustentabilidade é um fator de importância para quem? O consumidor final tende a valorizar essa questão?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.