artigos
Convibra Conference - O CENÁRIO ATUAL DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
O CENÁRIO ATUAL DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 20


Certificado de publicação:
Certificado de Daniella Cristina Santos Quevedo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Ritter , Daniella Cristina Santos Quevedo , Robson Dias Da Silva

ABSTRACT
O desperdício de alimentos é um dos temas de maior importância no debate sobre alimentos na esfera mundial e que vem merecendo cada vez mais atenção em função dos impactos socioeconômicos e ambientais provenientes desse desperdício. Considerando um cenário no qual o Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo é necessário que políticas públicas sejam apresentadas, aprovadas e colocadas em prática devido ao impacto causado pelo desperdício a toda sociedade brasileira, em especial nas camadas menos favorecidas econômica e socialmente. O artigo objetiva descrever, através da realização de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, o cenário atual do desperdício de alimentos no Brasil bem como as atuais iniciativas, políticas públicas e legislações voltadas ao tema.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cláudio Bezerra Leopoldino 09-02-2021 12:50:35

Temática bastante relevante e atual. Desperdiçamos água e alimentos em um momento de crise grave e pandemia, e precisamos lidar melhor com estas questões. O artigo está bem organizado, mas ganharia em qualidade se apresentasse quadros resumindo os resultados.

Foto do Usuário Stella De Mello Alves 09-02-2021 12:50:35

O artigo disserta sobre um tema que, apesar de antigo, perdura nos dias atuais. O tema é importante, uma vez que discussões sobre desperdício de alimentos, assim como a formulação e a implementação de políticas públicas que eliminem esse desperdício influenciam a qualidade de vida da população garantindo direitos humanos salvaguardados por organismos internacionais. O artigo é bem escrito e não apresenta erros ortográficos. Sugiro aos autores fazerem uso de consolidação de informações a partir do recurso de quadros, visto que diante da quantidade de leis, políticas públicas, eventos e iniciativas, a síntese dessas informações é importante para o entendimento do tema de forma mais clara pelo leitor. Outra sugestão seria abordar, de forma mais aprofundada, quais fatores mitigam a eficácia das políticas públicas já formuladas e implementadas. Isso ajuda o leitor a entender os motivos de tantas iniciativas (citadas no texto) não surtirem efeito substancial na questão do desperdício de alimentos no Brasil. A pergunta que deixo aos autores é a seguinte: Importa ao Brasil identificar e ''importar'' as melhores práticas de combate ao desperdício de alimentos adotados em outros países? Seria viável a adoção dessas práticas?