artigos
Convibra Conference - FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: UM ESTUDO DOS PROCESSOS DE ESTÁGIO DO IF SUDESTE MG – CAMPUS MURIAÉ
FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: UM ESTUDO DOS PROCESSOS DE ESTÁGIO DO IF SUDESTE MG – CAMPUS MURIAÉ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 27


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Eduarda Souza Mingardi , Junio Vasconcelos Soares

ABSTRACT
É notável a importância das ferramentas de controle nas organizações no que tange a administração de seus processos. Baseado nesse princípio, o presente estudo teve como seu principal objetivo analisar os processos inerentes às atividades desenvolvidas pelos estagiários do IF Sudeste MG – Campus Muriaé, e propor a utilização de fluxogramas a fim de organizar e otimizar a realização dos processos pelos estagiários atuantes nos diversos setores dessa instituição educacional. Como metodologia para se alcançar tal finalidade, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, onde foram realizadas entrevistas junto aos estagiários e aos coordenadores dos setores analisados, permitindo assim o mapeamento das atividades desenvolvidas por cada estagiário. Através das informações adquiridas, foram desenvolvidos os fluxogramas correspondentes a cada atividade destacada no levantamento, além de ser proposta a utilização dos respectivos documentos em cada setor de atuação dos estagiários no IF. Ao longo do estudo foi possível compreender a crucial importância de ferramentas de aplicação simples, como o fluxograma, para a otimização de processos e, consequentemente, melhoria dos resultados em uma organização. Verificou-se também o potencial que os fluxogramas confeccionados apresentam em relação ao aumento da produtividade e redução de erros nas tarefas desempenhadas pelos estagiários da instituição. 
Palavras-chave: Mapeamento de atividades. Fluxogramas. Estagiários. IF Sudeste MG – Campus Muriaé.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Do Nascimento Aquino 09-02-2021 12:50:35

Sugestão: Nada a acrescenta, o estudo é excelente. De fato a sistematização via fluxograma é simples e eficaz. Pergunta: A implementação do fluxograma provocou alguma resistência ou rejeição junto aos envolvidos.

Foto do Usuário Ruan Michel Morais Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O estudo é de grande importância para o desenvolvimento organizacional. Sugiro, em outros estudos, o uso da notação BPMN para melhor representar os fluxos de atividade, ele viabiliza simulações e automatizações dos processos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.