IMPACTO DOS SISTEMAS PROCESSUAIS ELETRÔNICOS NOS CUSTOS DE ESTOQUES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 224


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaís Ferreira De Carvalho , Fábio Rogério De Morais

ABSTRACT
O setor público busca alcançar a celeridade e a rapidez em seus processos administrativos, com a finalidade de reduzir os custos e as despesas (gastos) com os estoques de materiais de expediente. Para isso, utiliza-se de sistemas computacionais que tornam o processo administrativo eletrônico. No entanto, é necessário identificar o impacto da informatização do processo administrativo na redução de custos e despesas com estoques – qual e como? Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o impacto dos sistemas processuais nos custos dos estoques, e como a adoção deste sistema promove a redução de custos (comparar teoria com prática). Portanto, utilizou-se do estudo de caso como estratégia de pesquisa, para avaliar os resultados apresentados em relatórios de estoque de órgão público, identificando os materiais mais impactados e os menos impactados pelo sistema. Desse modo, conclui-se que a área de estoque faz a gestão de seus estoques, com relatórios detalhados e de simples leitura, bem como os servidores ainda estão em adaptação com o sistema, fato que pode motivar a ausência ou baixo impacto em alguns materiais de expediente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Vieira Malanovicz 09-02-2021 09:50:35

Prezados autores, os objetivos da pesquisa são mais abrangentes do que aquilo que foi efetivamente demonstrado pelo artigo, pois, por exemplo: ''comparar teoria com prática'' não foi exatamente abordado no trabalho, embora exista uma seção com este nome, e ''analisar como a inovação na gestão reduz os custos'' poderia ter sido efetivamente analisado em mais detalhes, o que teria permitido à pesquisa alcançar maior contribuição. Por outro lado, o outro objetivo, ''analisar os estoques antes e após a adoção do sistema eletrônico'' foi alcançado. As conclusões da pesquisa poderiam ter se limitado a apreciar os resultados desse objetivo, eventualmente discutindo e analisando ''como a inovação na gestão reduziu os custos'' no caso específico. O método ''correlação'' tem tradicionalmente sua aplicação demonstrada por meio de tabelas de dados e, especialmente, gráficos, que estão ausentes do artigo. As conclusões apontam que o custo da implantação do novo sistema é ''alta'', mas não menciona os valores. Que tal reformular a apresentação dos dados no artigo, adequando a descrição do método ao percurso que foi efetivamente percorrido na pesquisa? Outra sugestão é ampliar - muito mais - a discussão dos resultados, problematizando o ''como'' e o ''porquê'' de a implantação ter seguido o caminho que seguiu. Fazendo isso, creio que os objetivos serão atingidos, e as conclusões poderão decorrer da análise e discussão dos resultados, obtidos por um método adequadamente aplicado e descrito.

Foto do Usuário Luiz Antonio De Oliveira Dantas 09-02-2021 09:50:35

Trabalho precisava desenvolver uma melhor metodologia para a apresentação dos resultados alinhado com os seus objetivos.

Foto do Usuário Paloma Dias Vilas Bôas 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante. Uma boa gestão de estoque contribui para diminuir problemas comuns encontrados nos serviços públicos, como longos processos de aquisição e excesso de material estocado sem real necessidade. O artigo permite um perfeito entendimento. Sugestão: Deveriam ter aprofundado mais na ''Análise de Resultados'', respondendo a pergunta pesquisa e justificando a abordagem apresentada na introdução.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.