Metodologia para a seleção de portfólios de fundos de investimento imobiliário

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 289


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Claudio Antonio Rojo , Wagner Dantas De Souza Junior , Luiz Gustavo Helfenstein

ABSTRACT
O propósito desta investigação foi estabelecer uma metodologia para a análise e seleção de portfólio de fundos de investimentos imobiliários brasileiros e americanos, visando a maximização da relação risco e retorno e a proteção de patrimônio do investidor. Sugere-se a aplicação da DEA como filtro de seleção, a análise qualitativa e quantitativa dos ativos e a otimização do portfólio de Markowitz (1952). Um exemplo prático com dados de 2019 é apresentado, que resultou em uma carteira com dois FIIs brasileiros, o KNRI11 e o HGLG11, e dois REITs americanos, o EQIX e o AMT, simulado em três cenários de volatilidade de 5%, 7,5% e 10%. Os retornos anuais das carteiras teóricas de investimento superaram os índices de referência no período. O estudo contribui para a formação e análise de portfólio de investimentos de forma sistematizada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Ripamonti 09-02-2021 09:50:35

Seleção de portfolio é semelhante. Autores podem incrementar a discussão dos resultados obtidos.

Foto do Usuário Kascilene Gonçalves Machado 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e poderia ser mais discutido/argumentado no trabalho, bem como trabalhos atuais sobre o assunto poderia ter sido apresentado. Os autores fazem uso de diversas ferramentas para atingir o objetivo proposto, no entanto, os dados obtidos/mensurados e os resultados da pesquisa deveriam conter uma descrição mais detalhada.

Foto do Usuário Sarah Waichert Ramos 09-02-2021 09:50:35

O tema atual e relevante, principalmente com o crescimento do mercado financeiro no último ano. Referencial teórico muito bom, citando autores chaves e atuais sobre o tema. O trabalho está bem escrito e estruturado, seguindo o padrão acadêmico. Sugiro que explore mais a discussão dos dados e utilize da literatura para um melhor embasamento teórico dos resultados.

Foto do Usuário Tiago De Jesus Mendes 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito, o resumo ficou faltando abordar a metodologia e mais resultados. Ficou um pouco confuso o problema da pesquisa com o resultado obtido, pois ficou difícil de entender qual foi a metodologia de seleção e análise de fundos imobiliários para a alocação em um portfólio de investimentos encontrada nos resultados.

Foto do Usuário Fernanda Teixeira Franco Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o tema. Porém senti falta de discorrer mais na discussão dos dados. Ficou muito sucinto, poderiam ter explorado mais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.