Modelo de Inovação Territorial: o estudo do Aglomerado Industrial de Santa Rosa – RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 239


Certificado de publicação:
Certificado de IVETE APARECIDA PATIAS

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ivete Aparecida Patias , Daniel Knebel Baggio

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo identificar o modelo de inovação territorial do aglomerado industrial de Santa Rosa – RS e analisar sua contribuição para o desenvolvimento local e regional. A pesquisa se caracteriza como aplicada, de campo, qualitativa e estudo descritivo. A investigação ocorreu nas entidades envolvidas com o aglomerado e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas. Conclui-se que este aglomerado pode ser definido como Distrito Industrial em função da sua especialização, da cooperação entre os atores, da representatividade no município por parte dos integrantes deste aglomerado e pelas externalidades como a qualidade, as certificações dos produtos e serviços. O retorno gerado ao município por meio de impostos, emprego, renda, educação e saúde faz com que os demais atores busquem que esse aglomerado se fortifique ainda mais, por meio de ações que promovam a melhoria econômica e social. A partir disso, esse distrito promove o desenvolvimento de Santa Rosa e de municípios vizinhos. As relações entre instituição de ensino, poder público, metalúrgicas e comunidade devem ser ampliadas, o que trará maior retorno para todos os envolvidos. Aglomerações industriais, utilizando a vocação local podem proporcionar bons resultados, como acontece no Distrito Industrial de Santa Rosa – RS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcela Barbosa De Moraes 09-02-2021 09:50:35

Os autores precisam aprimorar a revisão da literatura. Deixar claro qual é a contribuição acadêmica e social do trabalho.

Foto do Usuário Esdras Antunes Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem redigido e contextualizado. O referencial teórico poderia contemplar melhor autores seminais mesclados com autores atuais, inclusive da literatura brasileira (Zacarelli; Amato Neto; Cassiolato e Lastres). Metodologicamente o trabalho apresenta fragilidades quanto a estratégia de pesquisa, aos critérios para a seleção da amostra e, principalmente, ao método de tratamento dos dados. Os resultados apresentam uma boa escrita e são satisfatórios, restando apenas a profundidade quanto aos benefícios sociais. Sugestão: Detalhar melhor os procedimentos metodológicos não evidenciados. Pergunta: Quais os problemas que passaram a ser resolvidos no aglomerado de Santa Rosa-RS, a partir da compreensão desse aglomerado enquanto distrito industrial?

Foto do Usuário Maria Paula Merlotti 09-02-2021 09:50:35

O objetivo do artigo está bem definido e com razoável revisão de literatura sobre o tema. Mesmo sendo um estudo de caso de um aglomerado, o universo de empresas entrevistadas deveria ter sido maior, incluindo as empresas âncoras que compõem o aglomerado. Como sugestão seria importante pesquisar a metodologia utilizada pelo programa do estado do RS de Arranjos Produtivos Locais, que apoiou mais de 23 APLs entre 2011 e 2018. E como questionamento: A diversificação do cluster não traria mais externalidades positivas em relação ao modelo de distritos industriais calcado em um produto homogêneo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.