ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ATIVIDADE LEITEIRA EM UMA PROPRIEDADE RURAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de Diogo Vailatti

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Celso Galante , Antonio Zanin , Diogo Vailatti

ABSTRACT
O objetivo do estudo é verificar a viabilidade econômica e financeira da atividade leiteira em uma propriedade rural do município de São Lourenço do Oeste- SC. A pesquisa se caracteriza quando aos objetivos como descritiva, em relação aos procedimentos como estudo de caso e quanto à abordagem do problema classifica-se como qualitativa. Os dados foram coletados de janeiro a junho de 2019 e após a coleta dos dados foram realizadas as análises utilizando os índices da Taxa Interna de Retorno, Taxa Mínima de Atratividade, Valor Presente Líquido e o Payback. Os principais resultados apontam que a atividade leiteira proporciona ao gestor um retorno de investimento em 5,55 anos e ganho de R$ 200.209,99 em um período projetado para 10 anos, com taxa interna de retorno de 19,67%, mostrando que a atividade leiteira é viável em função principalmente da quantidade comercializada, utilizando-se da estrutura existente. Os resultados também evidenciam a importância da contabilidade como ferramenta gerencial, que auxilia o gestor na tomada de decisões, possibilitando, informações fidedignas, confiáveis, facilitando ao produtor uma visão mais ampla e abrangente da atividade. Por meio de seus indicadores, é possível avaliar qual investimento proporcionará retorno para o investidor, auxiliando no processo decisório no meio rural, evidenciando a importância da contabilidade e também de indicadores e ferramentas que possam demonstrar ao gestor a real situação da entidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Afini Gaiotti 09-02-2021 09:50:35

O presente trabalho está muito bem desenvolvido, apresenta uma metodologia boa para a apresentação dos resultados e alcançar o objetivo proposto. É possível melhorar ainda mais a viabilidade economica do leite ? Se sim, de que forma ?

Foto do Usuário Lucas Silva Ramos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, poderia ter usado ferramentas mais avançadas para o cálculo de viabilidade.

Foto do Usuário Pâmela Castanha 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante e relevante, pois trás informações necessárias para a pecuária de leite. Os quadros com a descrição dos custos são ótimos e de fácil entendimento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.