A ESTRATÉGIA LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NO SETOR LOGÍSTICO DE SEIS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 437


Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Jessica Lorraine Moreira Marchese , Michelle Marques Amarante Corrêa

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo geral investigar a influência das estratégias logísticas para as organizações conforme a percepção de gestores logísticos. Para a estruturação deste trabalho houve uma pesquisa bibliográfica que buscou apresentar um estudo sobre a logística e como ela influência nos resultados das organizações, discorrendo sobre os aspectos conceituais da logística, processos e estratégias logísticas organizacionais. Realizou-se ainda uma pesquisa qualitativa, descritiva e um estudo de caso no setor logístico de seis empresas da região metropolitana de Belo Horizonte, tendo como sujeito de pesquisa os gestores logísticos dessas empresas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O resultado da pesquisa apontou que a estratégia logística dentro de uma organização, resulta sobretudo em satisfazer as demandas e consequentemente aumentar a competitividade da empresa, destacando ainda os seguintes resultados: diminuição dos custos para a empresa, tomada de decisão mais assertiva, controle da qualidade dos serviços, mitigação de perdas. Desse modo, diante dos achados, sugerem-se pesquisas quantitativas contendo um número maior de entrevistados, a fim de se contribuir para melhor entendimento da estratégia logística nas organizações e também pesquisas com o sujeito de gênero feminino considerando a possível ausência de mulheres na área logística.

Palavras-Chave: Logística. Estratégia. Competitividade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andreza Conceição Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

os autores investigaram a influência da sustentabilidade nos processos organizacionais na percepção dos alunos do curso de Administração, atingindo o Objetivo da pesquisa.

o artigo apresentado está bem escrito e aborda uma temática importante e aplicável para diferentes organizações. Como sugestão de melhoria, sugere-se a atualização do referencial utilizada, pois tanto na metodologia quanto no referencial foram usadas referencias com mais de 5 anos, que é o ideal quando aborda-se temas dinâmicos e atuais como estratégia e logística, foi usado autores de 2000, 2001, 2003... Outro fator importante é a caracterização da pesquisa com descritiva, que na verdade foi realizada uma pesquisa correlacional pois foi investigado a influência da estratégica logística nos resultados organizacionais, competitividade e tomada de decisão,

Foto do Usuário Bruna Gonçalves De Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem estruturado, possui organização e boas justificativas para a abordagem do tema, além de sugerir a realização de estudos mais abrangentes. A metodologia foi bem construída e os resultados foram apresentados de forma clara. Como sugestão, aconselho, se possível, a utilização de trabalhos mais atuais como referências. Como pergunta, deixo o seguinte questionamento: foi encontrada uma certa resistência nos gestores em responder algumas perguntas, sendo que não houve a disponibilidade de se entrevistar gestoras. Havia a possibilidade de considerar uma região maior do que a região metropolitana de Belo Horizonte, para que houvesse uma amostra mais significativa de empresas entrevistadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.