A Subsidiária dentro da Estratégia Digital Global: Papel e Relevância

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 264


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Gabriela Mantovani Barros Marino

ABSTRACT
Este estudo tem como tema o papel da subsidiária dentro das estratégias digitais de multinacionais. Com o avanço da economia digital e, atualmente, com a aceleração da digitalização impulsionada pela COVID-19, muitas empresas buscam inserir-se neste contexto através de processos de transformação digital, direcionados por estratégias digitais. Para multinacionais, os desafios dessa nova dinâmica concentram-se nas demandas por maior responsividade local, com agilidade, sem perder, entretanto, sua eficiência global. Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar o papel das subsidiárias nas respostas estratégicas digitais de multinacionais. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura existente em Estratégias Digitais. Tal revisão permitiu a elaboração de um framework explicativo, utilizado para inferir as implicações às subsidiárias, com base na literatura de negócios internacionais. O estudo aponta que subsidiárias são fundamentais no processo devido à sua capacidade em (1)  identificar disrupções e novas demandas locais; (2) buscar soluções locais para questões globais; (3) reconfigurar e alinhar recursos internos para vantagem competitiva e agilidade local e (3) autonomia para buscar tecnologias e desenvolver parcerias regionais. Como principal contribuição está a nova lente teórica para os estudos sobre a subsidiária, permitindo novos desdobramentos e aprofundamentos no tema.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sonia Regina Martins De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Diante de um contexto econômico bastante desafiador, torna-se muito importante estudos voltados para essa temática que possam apresentar soluções à sobrevivência das organizações.

Foto do Usuário Paula Guerreiro Borges 09-02-2021 09:50:35

Objetivos ficaram claramente expostos e com tema atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.