DEMONSTRAÇÃO DE VALOR ADICIONADO: Análise da relação entre o Índice de Felicidade no Trabalho e os indicadores sociais da DVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 223


Certificado de publicação:
Certificado de GABRIELA RIBEIRO BENTO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Ribeiro Bento , Ana Carolina Vasconcelos Colares

ABSTRACT
Com os avanços da globalização e a aproximação das economias de âmbito mundial, percebe-se que as consequências de uma gestão dentro de uma empresa geram impactos internos, associados ao desempenho e envolvimento da empresa e também se amplificam e se expandem às questões sociais e culturais externas na comunidade em que se encontra. A contabilidade trabalha como uma ferramenta que fornece informações relevantes através da elaboração de relatórios, sendo utilizados para o processo de tomada de decisões e dentre os relatórios fornecidos pela contabilidade, tem-se a Demonstração do Valor Adicionado que visa externar a contribuição de uma companhia à economia de um corpo social em que faz parte, em consequência de seu processo produtivo, além disso, pretende categorizar a distribuição desses valores entre os principais agentes econômicos da sociedade. Partindo disso, o estudo tem como objetivo analisar as demonstrações do valor adicionado das companhias selecionadas na B3 no período de 2019 a fim de verificar se os indicadores sociais têm relação com o Índice de Felicidade no Trabalho do Ranking das Melhores Empresas da VOCÊ S/A. Esse ranking é divulgado anualmente e considera avaliações feitas pelos empregados das companhias cadastradas e por pesquisas e avaliações por profissionais da revista. Como resultado, foram obtidos os valores de média e desvio padrão das variáveis, que indicou concentração entre os dados estudados, também foi encontrado o coeficiente de correlação entre variáveis da DVA e o Índice de Felicidade no Trabalho que indicou uma associação moderada/baixa entre esses elementos, concluindo que mesmo os indicadores relacionados à remuneração não conseguem de forma isolada afetar o Índice de Felicidade no Trabalho, mas que podem ser um fator que contribua com esse efeito de forma conjunta com outras variáveis não relacionadas nesse estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ahmed Sameer El Khatib 09-02-2021 09:50:35

Como sugestão aos autores e já pensando em futuras publicações: 1) Deixar de forma mais clara os objetivos do trabalho na introdução. 2) Afinal, qual é a função da DVA, no que tange o objeto da pesquisa? 3) Não está clara a relação entre felicidade e a DVA, visto que ela é um apêndice do Balanço Social. 3) Atentar-se para as normas técnicas de formatação (ABNT ou APA). No mais, o artigo está muito bem redigido, mas precisa focar melhor na pergunta central do trabalho, uma vez que não se apoia em literatura precedente, mas parece ter um viés dos autores.

Foto do Usuário Teresinha Duarte De Lima 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela pesquisa! O tema escolhido é muito relevante, mas a leitura do trabalho não flui naturalmente dada a falta de concisão em alguns parágrafos, especialmente nas considerações finais. Como sugestão, indico aprimorar a análise qualitativa para que o leitor possa aprender melhor a contribuição do estudo.

Foto do Usuário Roberta Carvalho De Alencar 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, com uma proposta original. Sugiro deixar mais claro os objetivos do trabalho, fazer uma melhor defesa das razões que ligariam felicidade ao percentual do valor adicionado distribuído aos empregados, uma vez que nem sempre um alto montante destinado à remuneração de empregados está relacionado a um alto valor de remuneração individual. Seria interessante uma continuidade da pesquisa utilizando-se o valor médio de remuneração dos empregados, que possivelmente poderiam ser obtidos no balanço social ou em notas explicativas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.